Sumários
Diversidade linguística em África
13 Outubro 2020, 14:00 • Tjerk Hagemeijer
- Critérios que definem o que é uma língua africana: critério geográfico, critério linguístico, critério histórico/diacrónico, critério sociopolítico.
Diversidade linguística em África - Línguas e variedades linguísticas
7 Outubro 2020, 09:30 • Tjerk Hagemeijer
- Definição e problematização dos conceitos língua, dialeto e variedade: critérios linguísticos e extralinguísticos.
Diversidade linguística em África em números
6 Outubro 2020, 15:30 • Tjerk Hagemeijer
- Número de línguas e falantes
Diversidade linguística em África em números
6 Outubro 2020, 14:00 • Tjerk Hagemeijer
- Número de línguas e falantes
Apresentação do programa e do funcionamento das aulas
30 Setembro 2020, 09:30 • Tjerk Hagemeijer
Linguística Africana 2020-2021 – Programa & Cronograma das aulas
Docente: Tjerk Hagemeijer
E-mail: tjerk@campus.ul.pt
Página da disciplina: https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/linguistica-africana/
Horário das aulas:
- Presencial: terças, 14.00-15.25 (TP1A), 15.30-16.55 (TP1B)
- À distância (zoom): quartas, 9.30-11h, sala: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89173086824
Objetivos
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conceitos e instrumentos que lhes permita compreender e refletir sobre a paisagem linguística africana, numa perspetiva diacrónica e sincrónica. Serão abordados temas relacionados com (i) a diversidade e a vitalidade linguísticas em contextos marcadamente multilingues, (ii) o estatuto societal das línguas africanas (iii) a evolução da classificação filogenética das línguas africanas e os métodos utilizados e (iv) aspetos tipológico-linguísticos das línguas africanas, com especial incidência na estrutura das línguas do grupo banto. No fim da unidade curricular, os estudantes devem (a) ter desenvolvido capacidade crítica para compreender como se estabeleceu o atual panorama linguístico africano e quais são as suas características e desafios e (b) ser capazes de identificar e analisar traços linguísticos de línguas africanas trabalhados nas aulas.
Critérios de avaliação
- Dois testes teórico-práticos presenciais (50+50%): 3 de novembro e 15 de dezembro
- Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre
Horário de atendimento, por videoconferência
Quartas, 11.00-12.00, sujeito a marcação prévia
Link para a sala (zoom): https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82216806872
Materiais
Todos os materiais – textos para leituras, guiões das aulas, exercícios e outros – são disponibilizados na página da disciplina (v. acima)
Bibliografia principal utilizada para as aulas / obras de referência
d’Andrade, E. 2007. Línguas africanas. Breve introdução à fonologia e à morfologia. Lisboa: Santos.
Childs, G. Tucker. 2003. An introduction to African languages. Amsterdam: Benjamins. (disponível na página da disciplina)
Dimmendaal, G. J. 2011. Historical linguistics and the comparative study of African languages. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company.
Eifring, H. & R. Theil. 2005. Linguistics for students of Asian and African languages. ms., Universitetet I Oslo.
Güldemann, Tom (ed.). 2018. The languages and linguistics of Africa. The World of Linguistics 11. Berlin: Mouton de Gruyter.
Heine, B. & D. Nurse (eds.). 2000. African languages: an introduction. Cambridge: Cambridge University Press.
Heine, B. & D. Nurse (eds.). 2008. A linguistic geography of Africa. Cambridge: Cambridge University Press.
Nurse, D. & G. Philippson (eds.). 2003. The Bantu Languages. London, New York: Routledge.
Petter, M. (org.). 2015. Introdução à linguística africana. São Paulo: Editora Contexto.
Vossen, R. & G. J. Dimmendaal (eds.). 2020. The Oxford handbook of African languages. Oxford: Oxford University Press.
Webb, V. & Kembo-Sure (eds.). 2000. African voices: an introduction to the languages and linguistics of Africa. Cape Town: OUP.
Wolff, H. E. 2016. Language and development in Africa. Perceptions, ideologies, and challenges. Cambridge: CUP.
Wolff, H. E. (ed.). 2019. The Cambridge handbook of African linguistics. Cambridge: Cambridge University Press.
Cronograma das aulas
Aula |
Data |
Tipo |
Tópicos |
Leituras principais (por ordem de leitura) |
1 |
30-09 |
Z |
Apresentação do programa e do funcionamento das aulas |
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2 |
06-10 |
P |
Diversidade linguística em África (tópicos: África em números; língua e dialeto; estatuto das línguas e formas de coexistência; perda e manutenção linguísticas) |
Petter (2015) “Introdução”; Petter (2015) “As línguas no contexto social africano”; Wolff (2016), “Basic sociolinguistic facts: languages, dialects, numbers of speakers”; Mous (2003), “Loss of linguistic diversity in Africa”. |
3 |
07-10 |
Z |
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4 |
13-10 |
P |
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5 |
14-10 |
Z |
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6 |
20-10 |
P |
Classificação genética das línguas africanas (tópicos: evolução histórica da classificação em unidades genéticas; métodos de classificação e limitações) |
Petter (2015) “A classificação das línguas da África”; Nurse (1997), “The contributions of linguistics to the study of history in Africa”. |
7 |
21-10 |
Z |
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8 |
27-10 |
P |
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9 |
28-10 |
Z |
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10 |
03-11 |
P |
teste presencial 1 |
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11 |
04-11 |
Z |
Aspetos tipológico-linguísticos das línguas africanas, com enfoque nas línguas do grupo banto (tópicos: segmentos e processos fonológicos; tipologia morfológica; morfologia nominal e verbal; estruturas sintáticas) |
Xavier (2015), “Fonologia”; Gomes & Okoudowa (2015); “Morfologia”; Katamba (2003), “Bantu nominal morphology”; Pal & Araújo (2015), “Sintaxe e semântica”. |
12 |
10-11 |
P |
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13 |
11-11 |
Z |
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14 |
17-11 |
P |
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15 |
18-11 |
Z |
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16 |
24-11 |
P |
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17 |
25-11 |
Z |
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18 |
02-12 |
Z |
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19 |
09-12 |
Z |
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20 |
15-12 |
Z |
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21 |
16-12 |
P |
teste presencial 2 |