Sumários

Níger-Congo / Bantu

24 Novembro 2017, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Apresentação geográfica do NC, das principais unidades genéticas e das unidades problemáticas em termos de classificação

- Caracterização do NC: cognatos e propriedades gramaticais partilhadas

- O bantu estrito: propriedades lexicais e gramaticais

- A morfologia da estrutura verbal das línguas bantu (posições fixas), com exemplificaçao


Leituras: Katamba 2003; Childs 2002, cap. 4

Exercícios: ir fazendo exercícios 1 a 5 sobre a estrutura morfológica do bantu




Nilo-Saariano e Khoisan

21 Novembro 2017, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- resolução do exercício sobre tipologia morfológica (sinteticidade)

- Apresentação da família nilo-saariana: geografia, línguas e classificação interna

- Apresentação da família khoisan: geografia, línguas e classificação interna

- Cliques linguísticos e paralinguísticos


Leituras: Childs 2003; Guldemann & Stoneking 200x

Exercícios: diversos exercícios sobre línguas bantu para as próximas aulas


Afro-Asiático / Tipologia morfológica

17 Novembro 2017, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Morfologia do árabe (continuação da aula anterior)

- Tipologia morfológica: línguas analíticas e sintéticas (aglutinantes e flexionais), com exemplificação

-  Resolução exercício ordem básica das alavras


Leituras: Childs 2003

TPC: exercício tipos morfológicos


Afro-Asiatico

14 Novembro 2017, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Apresentação da família AA: subfamílias e línguas; hipóteses de expansão do AA (África oriental vs. Levante)

- Características partilhadas para o estabelecimento da família

- Análise de aspetos do árabe literário (moderno):  morfologia não concatenativa; ordem de palavras; raízes triliterais e quadriliterais, marcação de género, definitude e Caso.


TPC: exercício ordem de palavras / sinteticidade morfológica

Leitura: Childs 2003, cap. 2


Correção do 1º teste

10 Novembro 2017, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Entrega das notas do 1º teste e correção do mesmo

- Resolução de exercício de classificação genealógica


Leituras: Childs 2003, cap. 2