Disciplina
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (1ºCiclo)
Disciplina: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Programa:
I. Literaturas africanas de língua portuguesa: introdução histórico-literária.
1.Breve história dos países insulares e continentais.
2.Imprensa e a introdução da escrita e ensino.
3.Poesia oitocentista e o advento da modernidade no século XX.
4.Fases, transições e períodos temáticos até às independências.
5.As mutações da língua portuguesa nos textos literários.
II.Literaturas Nacionais
1.O conto africano de língua portuguesa e a poesia contemporânea
Objectivos: I
Introdução à área da disciplina orientada para o enquadramento histórico e cronologia literária. Compreensão do problema linguístico no uso da língua portuguesa em contexto de países continentais plurilingues e de países de língua crioula. Sistematização das diversas condições socio- históricas propiciadoras ao nascimento destas literaturas no século XIX e detecção dos primeiros sinais de incipientes de subversão dos modelos literários metropolitanos. Conhecimento das várias fases temáticas e da evolução formal dos textos literários africanos do princípio do século XX até às independências. Estudo das literaturas através de um corpus de contos e poemas que permite dar conta de uma sincronia textual e de uma diacronia de herança nacional.
Bibliografia Seleccionada:
Andrade, Mário Pinto. Antologia Temática da Poesia Africana I e II. Lisboa: Sá da Costa, 1975, 1976.
Ferreira, Manuel. No Reino de Caliban II. Lisboa: Seara Nova, 1976. Ferreira Manuel. No Reino de Caliban III. Lisboa: Plátano Editora, 1987.
Hamilton, Russell. Literatura Africana Literatura Necessária I e II. Lisboa: Ed.70, l984.
Laranjeira, Pires. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
Moser, Gerald e Manuel Ferreira. Bibliografia das Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: INCM, l983.
Olivier, Roland e J.Fage. Breve História de África. Lisboa: Sá da Costa, l980. Paulme, Denise. As Civilizações Africanas. Lisboa: Pub. Europa- América, l977.
Metodologia e Avaliação: As aulas têm uma componente expositiva relativa ao enquadramento histórico e literário
na primeira parte da disciplina, e na segunda parte, uma outra, de análise dos textos literários. São fornecidos aos alunos dois tipos de textos de apoio: um com contos e
/ou fragmentos de obras literárias selecionadas, outro com textos histórico-críticos. A avaliação embora sendo contínua, de aula para aula, consiste em termos práticos na realização de um exercício escrito presencial (60%) e de duas intervenções orais em aula (40%).