Sumários

Peter Schneider: Lenz (aula gravada)

17 Abril 2020, 10:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

A sessão foi não presencial. Foi enviado um link aos estudantes com a aula gravada através da plataforma Fénix.


Conclusão do estudo da narrativa Lenz de Peter Schneider - análise cuidadosa das sessões 26-36 e das sessões 37-43. As vivências do protagonista em Roma, voltadas sobretudo para a análise psíquica do seu sentir e da descoberta de um novo modo de se relacionar com a realidade; a importância da personagem feminina Pierra nesta fase da vida do protagonista; a viagem para o norte de Itália e a possibilidade de conciliar a acção política com a vida pessoal, entre os conceitos teóricos e as necessidades individuais; a importância da personagem de Roberto nesta conciliação; o significado do regresso a Berlim.


Peter Schneider: Lenz (aula gravada)

15 Abril 2020, 10:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Sessão não-presencial. Através do Fénix foi enviado um link aos estudantes com a aula gravada.


Continuação do estudo da narrativa Lenz de Peter Schneider - análise cuidadosa das secções 18-26, nas quais é narrado o crescente agravamento do estado de perturbação do protagonista; as razões que explicam o fim da sua relação amorosa e a decisão de viajar para Itália. 


Peter Schneider: Lenz (aula gravada)

3 Abril 2020, 10:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Esta sessão foi não presencial. Através do Fénix foi enviado aos alunos um link com a aula gravada.


Continuação do estudo da narrativa Lenz de Peter Schneider - análise cuidadosa das secções 6-17, nas quais nos são trabalhados temas essenciais ao entendimento do texto (alienação, isolamento, sexualidade, actividade política), dando especial atenção à secção 17, na qual se desenvolve o tema da relação dos estudantes com o trabalho político junto dos trabalhadores.


Peter Schneider: Lenz

1 Abril 2020, 10:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Dados importantes do percurso de vida de Peter Schneider enquanto activista político e escritor.

Início do estudo da sua narrativa Lenz (1973), um dos textos que melhor ilustra a 'Nova Subjectividade' como mudança de paradigma. Leitura cuidada da epígrafe, que mostra a importância de Georg Büchner e do seu Lenz, e das cinco primeiras secções que nos apresentam os principais temas que percorrem a narrativa.


Os Anos 70 na RFA (aula gravada)

27 Março 2020, 10:00 Filomena Maria Confraria Viana Guarda

Esta sessão foi não presencial. Através do Fénix foi enviado um link aos estudantes com a aula gravada.

A década de 70 na RFA: os acontecimentos político-sociais e económicos mais importantes; a 'Nova Subjectividade' e as razões que explicam esta mudança de paradigma; os marcos literários da nova tendência; temas dominantes da década.