Sumários

Revisão do sistema nominal.

28 Janeiro 2022, 11:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

Revisão do sistema nominal.

Ficha n.º 1


Leitura, análise e tradução de um excerto de Marcial (V, 13, 1-4). Noção de verbo depoente e semidepoente.

27 Janeiro 2022, 14:00 Cristina Maria Negrão Abranches Guerreiro

1. Leitura, análise e tradução de um excerto de Marcial (V, 13, 1-4).

2. Correcção da ficha de trabalho nº 2 (1ª parte). 
3. Noção de verbo depoente e de verbo semidepoente. 


Revisão do sistema nominal.

26 Janeiro 2022, 11:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

Revisão do sistema nominal.

Ficha n.º 1


Leitura, análise e tradução de um excerto do Cântico dos Cânticos (2, 12-14). Voz passiva do sistema do perfectum - modo indicativo. Exercícios de retroversão.

25 Janeiro 2022, 14:00 Cristina Maria Negrão Abranches Guerreiro

1. Leitura, análise e tradução de um excerto do Cântico dos Cânticos (2, 12-14).

2. Correcção da ficha de trabalho nº 1 (2ª parte).
3. Voz passiva do sistema do perfectum - modo indicativo. Exercício de retroversão. 


Normas de funcionamento da unidade e normas de avaliação

25 Janeiro 2022, 11:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

- Normas de funcionamento da unidade.


- Programa resumido:
1. Flexão. Nomes: quarta e quinta declinações. Adjectivos: os graus dos adjectivos. Pronomes: demonstrativos e relativos; pronomes, advérbios e partículas interrogativas. Advérbios: os graus dos advérbios. Numerais cardinais e ordinais, advérbios numerais. Verbos: particípios; sistema do infectum e do perfectum na voz passiva; verbos depoentes e semi-depoentes. 2. Sintaxe: ablativo absoluto; complemento agente da passiva; o segundo termo de comparação; orações subordinadas circunstanciais; orações subordinadas completivas; oração relativa. 5. Textos: Carmina Burana, Catulo, Cícero, Eutrópio, Marcial, Valério Máximo, Vulgata.

- Avaliação:
A avaliação será baseada em dois testes de aula (30%+45%) e na avaliação contínua (25%).
Datas dos testes: 23 de Março; 11 de Maio (1.ª chamada) e 13 de Maio (2.ª chamada)

- Atendimento: por marcação, online ou presencial.