Unidade Curricular
| Course Unit
Linguística Comparada: Português em Contacto |
Código da Unidade Curricular | Course ID
812267
ECTS | Credits
12 |
Ciclo de Estudos | Level
Mestrado |
Semestre | Semester
S1 |
Docente(s) | Instructor(s)
Hugo Cardoso e Tjerk Hagemeijer |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
Objetivos: Esta unidade curricular constitui uma especialização na área do contacto de línguas, incidindo, em particular, sobre produtos do contacto entre o português e outras línguas, nomeadamente os crioulos de base lexical portuguesa e as variedades de português em África e na Ásia. É objetivo deste seminário dotar os estudantes de conceitos, ferramentas e metodologias que lhes permitam, por um lado, compreender os processos socio-históricos de formação das referidas línguas e variedades e, por outro lado, compreender as suas características linguísticas específicas. No fim da unidade curricular, os estudantes deverão (i) ser capazes de compreender a forma como os processos socio-históricos condicionam o aparecimento de novas línguas e de novas estruturas linguísticas e (ii) ter adquirido as bases e a autonomia necessárias para continuarem a especializar-se na área do contacto de línguas.
Conteúdos: a) Contextualizar e caracterizar os crioulos de base lexical portuguesa e as variedades de português em África e na Ásia do ponto de vista socio-histórico, genético e linguístico-tipológico; b) Analisar os processos de aquisição L2, nativização e mudança linguística que levaram à formação das referidas línguas e variedades; c) Descrever, analisar e comparar características linguístico-tipológicas específicas das variedades em análise, tais como a ordem de palavras, a marcação de tempo e aspeto e a estrutura das grelhas argumentais; d) Avaliar o papel do impacto linguístico-tipológico das línguas africanas e asiáticas de substrato e adstrato com vista às características analisadas no ponto c).
|
Avaliação (na língua de ensino) | Grading
and Assessment (in language of instruction)
Teste final presencial escrito; Dois minitrabalhos.
|
Bibliografia (selection)
| Readings (selection)
Cardoso, H. 2016. O português em contacto na Ásia e no Pacífico, in A. M. & E. Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa, 68-97. Berlin: Mouton de Gruyter. Cardoso, H. (2020). Contact and Portuguese-lexified creoles. In Raymond Hickey (ed.), The Handbook of Language Contact, 2a ed. [Blackwell Handbooks in Linguistics] (pp. 469-488). Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell. Gonçalves, P. 2010. A génese do português de Moçambique. Lisboa: INCM. Hagemeijer, T. 2016. O português em contacto em África. In A. M. Martins & E. Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa, 43-67. Berlin: Mouton de Gruyter. Michaelis, S., P. Maurer, M. Haspelmath & M. Huber (eds.). 2013. The survey of pidgin and creole languages, Vol. II. Oxford: Oxford University Press. Winford, D. 2003. An introduction to contact linguistics. Oxford: Blackwell. |