Sumários

Crioulos do Golfo da Guiné

27 Outubro 2023, 14:00 Tjerk Hagemeijer

- A formação histórico-linguística dos CGG: do proto-CGG à especiação: o efeito fundador do português e de línguas do grupo edóide (fase de habitação)e o adstrato bantu (fase de plantação), exemplificado com base em léxico e traços fonológicos e sintáticos. 
- Exercício 4: análise de um texto em forro (léxico; o sistema de tempo-aspeto; negação frásica; serialização verbal; ordem de palavras do Sintagma Nominal e Verbal; estratégias de subordinação; coordenação frásica e sintagmática.


Leituras: Hagemeijer (2011) e os survey chapters do APiCS do forro e do angolar.
Trabalho: entrega do minitrabalho 1, com data-limite de entrega até 11/11.


Introdução à crioulização / Crioulos da Alta Guiné

20 Outubro 2023, 14:00 Tjerk Hagemeijer

- Poligénese e especiação; crioulos exógenos e endógenos e diferenças entre os crioulos de África e da Ásia; crioulos e genealogia - o Método Comparativo, com discussão de dados lexicais e aspetos fonológicos dos crioulos da Alta Guiné e do Golfo da Guiné.
- A origem dos crioulos da Alta Guiné: discussão da hipótese insular e continental com base em dados históricos e linguísticos.
- Análise de uma história em cabo-verdiano (santiaguense), com especial atenção para o sistema de tempo e aspeto, a posição do sujeito, negação frásica, ordem de palavras (SN e SV), complementação e morfologia flexional e derivacional.

Leitura para a próxima aula: Hagemeijer (2011)
Trabalho: Exercício 4 (forro), com utilização dos recursos indicados no exercício, disponibilizados na página.


Relativação nas VAP / Introdução à crioulização

13 Outubro 2023, 14:00 Tjerk Hagemeijer

- Relativas nas línguas de contacto das VAP: línguas bantu e crioulos; a prevalência dos princípios gerais da gramática sobre o papel o contacto.
- Apontamentos sobre a crioulização: o ciclo pidgin-crioulo; aquisição L2; variedade básica; o modelo geracional; superstrato, substrato, adstrato, inovação; monogénese, monogénese restritra e poligénese; excecionalismo e uniformitarianismo.

Leituras para a proxíma aula: Hagemeijer 2011; Hagemeijer & Alexandre (2012).
Exercício: Análise do conto em cabo-verdiano.


Objetos no português em África / Relativização

6 Outubro 2023, 14:00 Tjerk Hagemeijer

- Discussão de fatores responsáveis pela variação e mudança observadas nas VAP: fatores sociolinguísticos, com ênfase para a escolarização;  contacto de línguas, com análise da realização de objetos plenos e anafóricos nas principais línguas de contacto (quimbundo, changana, forro).

- Análise de parte de uma entrevista do PST, com discussão da reestruturação das grelhas argumentais e dos mecanismos de relativização;
- Introdução à relativização: relativas com e sem antecedente nominal, "pronomes" relativos variáveis e invariáveis;
- Discussão dos mecanismos de relativização, com exemplos das VAP: pied-piping, cortadora, ressuntiva e cópia defetiva.

Leituras e TPC: a serem anunciados na página (separador 13/10)



Objetos no português em África

29 Setembro 2023, 14:00 Tjerk Hagemeijer

- Apresentação de alguns casos práticos de variação (róticos, concordância de número no SN e regência verbal): diferenças entre a variação fonético-fonológica e (morfos)sintática.

- Análise de trechos das variedades angolana, moçambicana e são-tomense, com especial atenção para a complementação verbal.
- As estratégias de realização de objetos diretos e indiretos, plenos e anáforicos, nas referidas variedades, e respetiva quantificação com base em dados dos corpora PALMA do CLUL. 

Trabalho:exercício sobre o português de São Tomé.
Leituras: Alexandre et al (2011); Gonçalves et al. (2022).