Sumários

Predicados complexos de reestruturação

14 Fevereiro 2019, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Questões introdutórias sobre predicados complexos.1.1. Os trabalhos inaugurais de Kayne (1975), Rizzi (1978/1982) e Burzio (1986).1.2. Primeiras diferenças entre línguas: português europeu. espanhol e italiano Vs. português brasileiro, francês e inglês.1.3. Primeira caracterização dos predicados complexos: classes de verbos envolvidas na formação de predicados complexos; a classe do verbo matriz como condição necessária mas não suficiente para a formação de predicados complexos - os dados de Rizzi (1982) para o italiano e sua adaptação ao PE. 1.4. Reestruturação e  fazer-Inf como estruturas distintas.2. A reestruturação. 2.1.  As propostas clássicas para a estrutura de reestruturação: Rizzi (1982), Burzio (1986) e Baker (1988, 1996). 2.2. A. A hipótese de reestruturação como resultado de uma estrutura funcional defetiva; a variação linguística como resultado de diferentes propriedades dos núcleos funcionais. 2.3. Os dados do PE: avaliação da hipótese de existência de um só domínio frásico. 


O infinitivo em completivas objeto

7 Fevereiro 2019, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Distribuição das formas de infinitivo flexionado e não flexionado.

2. Descrição das propriedades das estruturas de controlo e das estruturas de elevação.
3. Estruturas de infinitivo não flexionado selecionadas por verbos causativos e percetivos: elevação para objeto e união de orações.
4. Predicados complexos sintáticos em contextos de infinitivo não flexionado: 4.1. A noção de predicado complexo. 4.2. Predicados complexos com verbos causativos, verbos de controlo e verbos de elevação - diferenças entre as línguas românicas. 


Objetivos da Sintaxe Comparada

31 Janeiro 2019, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Apresentação dos objetivos da unidade curricular, do programa e da metodologia de avaliação 2. A emergência e a evolução dos estudos em sintaxe comparada: 2.1. O objetivo da sintaxe comparada.2.2. Diferentes metodologias de comparação entre línguas: famílias de línguas; classificação por área geográfica; tipologias de línguas. As vantagens da tipologia linguística.2.3. A Linguística Histórica do séc. XIX e o seu contributo para a análise comparada das línguas.2.4. Marcos do estudo comparado das línguas nos séculos XX e XXI: o estruturalismo; a gramática generativa.2.5. A perspetiva generativista: as noções de GU, universais e parâmetros. A reformulação dos parâmetros no Programa Minimalista: o papel dos traços dos núcleos funcionais na variação inter e intralinguística.


PROGRAMA

1. A emergência dos estudos em Sintaxe Comparada

 2. O infinitivo em orações completivas

2.1. Infinitivo não flexionado e formação de predicados complexos (reestruturação e união de orações)

2.2. A distribuição do infinitivo flexionado

3. Coordenação

3.1. Propriedades gerais da coordenação: coordenação versus subordinação

3.2. Especificidades das estruturas coordenadas


AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) o desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula (10%); (ii) resolução de 2 exercícios práticos (30%) sobre os fenómenos linguísticos em estudo; (iii) um teste escrito final (60%).


Data do teste: 23 de maio de 2019, 14h.