Sumários
A emergência da sintaxe comparada - breve história
25 Janeiro 2021, 14:00 • Anabela Proença Gonçalves
1. Apresentação da docente e dos alunos; identificação dos interesses dos alunos. Apresentação do programa e do funcionamento da UC (incluindo avaliação).2. A emergência dos estudos em Linguística Comparada e, em particular, em Sintaxe Comparada. 2.1. Referências informais, anteriores ao séc. XIX, a comparações entre as línguas. 2.2. Metodologia de comparação entre línguas: o método genealógico; a classificação por área geográfica e a tipologia linguística. 2.3. A Linguística Comparada no início do século XIX: o contributo da Linguística Histórica. A busca pela identificação sistemática de características comuns e de características distintivas das línguas. Problemas da abordagem do início do século XIX. 2.4. O século XX: o contributo do estruturalismo para o estudo comparado entre línguas; a emergência do modelo designado como Gramática Generativa e a colocação da Linguística no paradigma das ciências cognitivas - as questões que constituem o núcleo duro do programa generativista; características centrais do modelo (teoria seletiva da aquisição da linguagem: a Gramática Universal - princípios e parâmetros: ilustração com o parâmetro do sujeito nulo; modularidade da mente humana; naturalismo metodológico na investigação sobre a linguagem). ________________________
Objetivos: É objetivo geral desta UC contribuir para formação especializada em Sintaxe comparada. Partindo da caracterização de estruturas sintáticas do português europeu, mostra-se a importância de considerar diferentes tipos de dados, de diferentes línguas e de diferentes variedades da mesma língua para o desenvolvimento da investigação em linguística. Dado que a UC tem funcionado no 2.º semestre, procura-se que os estudantes tenham formação inicial em teoria sintática, de forma a recrutar esse conhecimento na abordagem das questões em estudo.
Conteúdos programáticos: 1. A emergência dos estudos em Sintaxe Comparada. 2. O infinitivo em orações completivas: infinitivo não flexionado e formação de predicados complexos (reestruturação e união de orações); a distribuição do infinitivo flexionado. 3. Coordenação: propriedades gerais da coordenação – coordenação versus subordinação; especificidades das estruturas coordenadas.
Avaliação: A avaliação é contínua e considera os seguintes elementos: (i) desempenho dos estudantes no contexto da sala de aula (10%); (ii) resolução de 4 exercícios práticos sobre os fenómenos linguísticos em estudo (30%); (iii) em alternativa: um teste escrito final ou um trabalho de exploração de um dos tópicos abordados nas aulas (os tópicos possíveis serão indicados pelas docentes) (60%).
Data do teste escrito final: 17 de maio de 2021
Horário de atendimento aos alunos: Quarta-feira, 15h-16h (por Zoom e com agendamento prévio)
Instruções para aceder às sessões Zoom (até instruções em contrário, as aulas serão lecionadas a distância, através da plataforma Zoom):
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89182376683?pwd=REZFaFBlNHZ5SkQ1SUxRTG9aYVRuZz09
ID da reunião: 891 8237 6683Senha de acesso: 775116