Sumários

Predicados complexos de reestruturação

2 Março 2017, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Conclusão da apresentação das propriedades gerais dos verbos de controlo e dos verbos de elevação; os verbos causativos e percetivos.

2. Argumentos para a constituição de dois tipos de predicados complexos: a estrutura de reestruturação e a estrutura fazer-Inf,
3. Os predicados complexos de reestruturação: 2.1. Breve síntese das propostas clássicas; 2.2. A questão da natureza lexical ou funcional dos predicadores verbais que desencadeiam reestruturação; 2.3. Condições para a formação de predicados complexos de reestruturação - dependência temporal e defetividade estrutural; a questão da orientação temporal.


Introdução ao estudo dos predicados complexos

23 Fevereiro 2017, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

A noção de predicado complexo sintático:

1. Os estudos seminais de Kayne (1975), para o francês, e de Rizzi (1978, 1982) e Burzio (1986) para o italiano. 
2. Primeira caracterização dos predicados complexos: unidade sintática e efeitos de transparência; dependência semântica. Comparação com o comportamento dos verbos auxiliares.
3. Verbos que ocorrem na formação de predicados complexos: propriedades gerais dos verbos de controlo, dos verbos de elevação e dos verbos causativos e percetivos.


A emergência e a evolução dos estudos em Linguística Comparada

16 Fevereiro 2017, 14:00 Anabela Proença Gonçalves

1. Apresentação dos conteúdos programáticos, da bibliografia geral e dos critérios de avaliação.2. A emergência e a evolução dos estudos em Linguística Comparada:2.1. A Linguística Histórica do séc. XIX e o método comparativo. Vantagens e problemas decorrentes desta abordagem.2.2. O período estruturalista e a variação linguística.2.3. O quadro teórico da gramática generativa: a questão do conhecimento linguístico e da aquisição da língua materna; princípios universais e parâmetros; os núcleos funcionais e a variação linguística.

Conteúdos programáticos

1) A emergência dos estudos em Sintaxe Comparada.

2) Predicados complexos: verbos leves; reestruturação e união de orações. 

3) Coordenação frásica e não frásica: tipologia e especificidades das estruturas coordenadas.

4) Colocação de pronomes clíticos em contextos de subordinação e de coordenação.

 N.B.: Poderão vir a ser considerados outros tópicos em função dos interesses e dos planos de trabalho dos estudantes.

 

Avaliação

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação:

(i) resolução de 4 problemas sintácticos (20%);

(ii) teste escrito final (70%); 

(iii) participação relevante nas aulas (10%).


NOTA: Esta aula teve lugar no dia 17 de fevereiro. Repõe a aula de 16 de fevereiro, que não foi lecionada por a docente se encontrar em regime de mobilidade de curta duração no estrangeiro.