LITERATURAS E CULTURAS AFRICANAS

Código da Unidade Curricular | Course ID: 57270


Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Esta é uma UC generalista em termos de conhecimento de África. Nela pretende-se que os alunos conheçam, através de textos ensaísticos e literários, questões de natureza histórica, política, institucional, cultural, linguística estética, religiosa e filosófica relacionadas com a ideia de África, a sua construção identitária, aspectos transversais da complexa diversidade das culturas africanas, o binómio tradição/modernidade e a modernidade “afropolitana”, assim como com a inserção da África no mundo contemporâneo, não são antes discutir os meandros do impacto transformador, no âmbito da cultura, do colonialismo em África.

Neste contexto, os Conteúdos programáticos são:

1. Pluralidade de conceptualizações sobre cultura, civilização e literatura;

 2. Conceitos de África: a invenção de África e a ideia de África. As civilizações africanas: a África pré-colonial; os países de África e a África pós-colonial. O processo colonial e o binómio descolonização/ independência: visões e (pre)conceitos. As demandas e desafios identitários e culturais em tempos pós-coloniais;

3. A questão linguística: línguas oficiais, línguas locais, línguas de socialização, línguas de poder; a reedição das relações coloniais de poder; exemplos de equidade linguística;

4. Configurações textuais: através de textos literários algumas questões serão tematizadas como constituintes do “imaginário africano” e portadores do conhecimento de África: a narrativa de transmissão oral, Quando Tudo se Desmorona/O Mundo se Despedaça (1958), de Chinua Achebe,  e Parábola do Cágado Velho (1996), de Pepetela;

5. A longue durée dos efeitos do colonialismo nas sociedades africanas:

  • Um Amor Proibido (2011), de Orlando Piedade
  • O Alegre Canto da Perdiz (2008), de Paulina Chiziane

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Por se tratar de uma UC da Licenciatura, as aulas tenderão a ser mais expositivas. No entanto, exigir-se-á participação contínua dos alunos nas aulas: haverá um calendário dos textos indicados como leitura obrigatória que serão discutidos nas aulas. Para além disso, haverá brevíssimas apresentações, individuais ou em grupo, sobre os textos de leitura obrigatória, ensaísticos ou literários (e, eventualmente, por escrito).

As metodologias descritas no ponto anterior têm de ser articuladas com a metodologia geral e com as formas de avaliação de modo a que os alunos iniciem a construção do seu conhecimento sobre as literaturas e culturas africanas e, assim, comecem a desenvolver o espírito crítico sobre lugares-comuns e mitos sobre o continente africano.

Trata-se de um exercício de iniciação científica que se destina ao desenvolvimento da capacidade de investigação. Essa participação é um elemento de avaliação (40%), juntamente com uma prova presencial (60%), em data a acordar com os alunos.


Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Achebe, Chinua. “English and the African Writer”. In Transition, No. 75/76, The Anniversary Issue: Selections from Transition, 1961-1976 (1997), pp. 342-349.

Awondo, Patrick, “L’afropolitanisme en débat”. In Politique africaine 2014/4 (N° 136), pp. 105-119.

Barbosa, Muryatan Santana.  “Eurocentrismo, História e História da África”. In Sankofa – Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, nº 1 jun./2008, pp. 46-63.

Bezerra, Eugénio de, Aqueles que não entraram na História. Vila Nova de Famalicão: Edições Novembro, 2020.

Castro Henriques, Isabel, “Colónia, colonização, colonial, colonialismo”. In Cláudio Alves Furtado e Livio Sansone, Dicionário Crítico das Ciências Sociais dos Países de Fala Oficial Portuguesa. Salvador: EdUFBA, 2014, pp. 45-58.

Césaire, Aimé, Discurso sobre o Colonialismo. Trad. Mário Pinto de Andrade. Lisboa: Sá da Costa Editores, 1978.

Graburn, Nelson H. H.What is Tradition?”. In Museum Anthropology 24(2/3), 2001, American Anthropological Association: pp. 6-11.

Hamptê Bâ, Amadou, “A Tradição Viva”. In História Geral da África, volume I. Editora Ática/UNESCO, 2010.

Hountondji, Paulin J., “Conhecimento de África, conhecimento de Africanos: Duas perspectivas sobre os Estudos Africanos”. In Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, Março 2008: 149-160.

Lamy, Philippe, A Ocupação Colonial da África. Da Conferência de Berlim à Primeira Guerra Mundial. Brasília: Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores, 2014.

Lima, Luís Filipe Silvério, “Civil, civilidade, civilizar, civilização: história de usos, significados e tensões dos conceitos no Império Português. Séc. XVI-XVIII”. In Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011.

Ki-Zerbo, Joseph. “Para onde vai a África?”. In CODESRIA Boletim, nos. 3 & 4, 2007, pp. 4-9.

Mata, Inocência. “Epistemologias do ‘colonial’ e da descolonização linguística: uma reflexão a partir de África”. In Gragoatá – Revista UFF, Niterói, v.24, n. 48, jan.-abr. 2019, p. 208-226.

Mata, Inocência, “Literatura”. In Cláudio Alves Furtado e Livio Sansone, Dicionário Crítico das Ciências Sociais dos Países de Fala Oficial Portuguesa. Salvador: EdUFBA, 2014, pp. 291-303.

Mbembe, Achille, “As formas africanas de auto-inscrição”. In Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, nº 1, 2001, pp. 171-209.

Omeje, Kenneth & Kwaja, Chris M. A., “Exploring the Conflicts between Traditionalism and Modernism”. In Kenneth Omeje (Editor), The Crises of Postcoloniality in Africa. Dakar: CODESRIA, 2015.

Mbembe, Achille, “Afropolitanismo (2005). In: Áskesis | v. 4 | n. 2 | julho/dezembro - 2015| 68 – 71.

Pailey, Robtel Neajai “Where is the ‘African’ in African studies?” Published on Pambazuka News (http://www.pambazuka.org).

Petter, Margarida, “Introdução”. In  Introdução à Linguística Africana. São Paulo: Editora Contexto, 2015, pp. 13-26.

Sarkozy, Nicolas, Discurso de Dacar (Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, 2007).

Sarr, Felwine, Afrotopia. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2019.

Silva, Kalina Vanderlei e Silva, Maciel Henrique, “Cultura”. In: Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Ed. Contexto, 2006.

Thiong’o, Ngugi wa. “The Language of African Literature”. In Decolonizind the Mind: The Politics of Language in African Literature. London: James Currey Lda., 1991, pp. 05-33.

[Mais textos teóricos serão indicados oportunamente à medida que forem sendo necessários].