A dupla via do cinema: os Lumière e Méliès

23 Fevereiro 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1.  o Cinema, arte do século XX (Canudo) ou continuação do século XIX? Invenção ou "bricolage"? O "duplo paradigma" da Fotografia e do Espectáculo (A. Gaudreault): 1.1. o contexto cultural e social da "Belle Époque": O cinema na Exposição Internacional de Paris de 1900: o "mito do cinema total" (A. Bazin); 1.2. o cinema e as artes no "fim do século": i) o Simbolismo: um novo tipo de Imagem (Rimbaud); ii) O Impressionismo; 

2. a dupla via do cinema: 2.1. o cinema do "registo" e da "reprodução do real" dos Lumière e 2.2. o cinema da "fábula" e da "trucagem" (artifício) de Méliès (Langlois, Sadoul, Godard).
Projecção de  filmes dos Lumière
Bibliogarfia: textos sobre os Lumière e artºs de Bazin e Morin na Antologia