Éric Rohmer: fazer "falar" o cinema

17 Maio 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. o primado da "ontologia" (Bazin): a natureza fotográfica do cinema como reprodução exacta do real (o doc. sobre os Lumière): 1.1. o cinema como "arte do espaço": a relação com a Arquitectura, concepção geométrica da forma; carácter topológico do desejo; 1.2. o cinema como arte de "mostrar", mesmo a "fala"; 1.3.o cinema como arte do "real": acordo  entre "belo" (ideal) e natureza, base do Classicismo; 1.4. um cinema da "prosa", do "récit", do campo/contracampo, da invisibilidade da câmera; ser "clássico" E "moderno";

2. o modelo (literário) dos "Contes Moraux": 2.1. um cinema oral (dialogal e dialógico) segundo o modelo peripatético e metabólico do diálogo psicagógico (de Platão à "Promenade" do século 17 francês).
* projecção de "La boulangère de Monceaux " (1962)
Bibliografia: conjunto de textos na pasta da cadeira