Éric Rohmer, "La Collectionneuse" (1967)

20 Maio 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

(cont.)

2.2. modalidades de resistência ao monologismo do narrador (Adrian): a autoreflexividade do "comentário" e a contaminação da sua fiabilidade; o confronto dialógico dos discursos (Adrian, Daniel, Sam) e a estratégia do silêncio/escuta de Haydée; desacordos entre  narração verbal e narração visual;resistência dos objectos e corpos. : o corpo de Haydée como objecto estético -paralelo ao objecto de pintura de Daniel;
3. o discurso do "desejo": 3.1. o personagem de Haydée: "collectionneuse" ou "chercheuse"? ; o corpo como construção natural e dispositivo narrativo; 3.2. o personagem de Adrien:  utopia do "olhar" vazio" sobre "nada" (paralelo com Jean-Jacques Rousseau, "Les Rêveries du promeneur solitaire"); elogio da preguiça e crítica do trabalho; problematização da escolha. decisão voluntária ou resultado das circunstâncias?
* projecção (comentada) de um dvd do filme