Lós Carax, "Pola X" (1999)

24 Maio 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. o cinema dos anos 70 aos 90 em França: do cinema da Imagem (do "look") dos anos 80 ao "jeune cinéma" dos anos 90.

2. Léos Carax e a "Nouvelle Vague": entre Godard (a reinvenção do cinema plano a plano) e Garrel (a essencialização da imagem e a relação com o cinema mudo);

2.1. "Pola X" (1999) como ruptura e crítica da obra anterior do autor; 2.2. do Cinema da Imagem ao cinema do "real"; do cinema da poesia ao cinema da prosa (Rimbaud + Lautréamont); da pós-modernidade ao "naturalismo" (Deleuze).

* projecção de sequências de "Bande à Part" de JL Godard e de "Mauvais Sang" e "Les Amants du Pont-Neuf" de L. Carax; projecção da curta "Sans titre" de Carax (1997)

Bibliografia: na pasta da cadeira, textos de Daly/Dowd e de A. Pichon sobre Carax; excertos de "Pierre ou l'ambiguité" de Herman Melville