O cinema da "Nouvelle Vague"

6 Maio 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. uma ou duas "vagas"?

2. o "boom" económico e os mitos do "novo" e da "juventude" na França do pós-guerra; o modelo de cinema da "Nouvelle Vague" e a indústria francesa:

 3. princípios e características (entre 1958/ 1963): 3.1. o cinema como escrita (a "caméra-stylo" de Astruc); 3.2.  a valorização  da forma="mise en scène" como pensamento e estrutura; dimensão ética (política) da forma (Godard, Rivette); 3.3. a política de autores (Truffaut); 3.4. regresso ao real: o plano-sequência e os "paralelipípedos de real" de Bazin; 3.5. meios leves e pobres (Rivette): novo tipo de "ficção" (aberta, lacunar) e de modo de produção; 3.6. um cinema do presente (e das circunstâncias): imediato, local, oral, de exteriores, do indivíduo e dos corpos (actores).

4. o cinema moderno (do pós-guerra) segundo Deleuze: a "imagem-tempo" e a "forma-balada".

* projecção de "Histoire d'eau", CM de Godard/ Truffaut (1957) e do sketche "Gare du Nord" de Jean Rouch ("Paris vu par", 1964) 

Bibliografia: textos de M. Frodon, Michel Marie e Alexandre Astruc na pasta da cadeira