O cinema do ano 1913
4 Março 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. diferenças entre o modelo de cinema americano e o europeu(Tom Gunning); 1.1.características do cinema francês: cinema escrito (literário), com maior duração de planos, da profundidade de campo, registo contido da representação de actores : a querela da Pantomina (A. Brisson);
2. linhas da produção: i) a comédia: do gag físico, descontínuo, à comédia de situação, de personagens, mais narrativa (Max Linder); ii) o cinema social e o realismo naturalista: as "Scènes de la Vie comme elle est" (Feuillade, Gaumont) e o (melo)drama zoleano (Castellani) ; iii) melodrama romanesco (burguês ou popular): o "metacinema" ("auto-referencialidade") de "Le Mystère des Roches de Kandor" de Léonce Perret (1913); iv) o "serial"/ "film à épisodes"; a resposta da Gaumont ao "serial" americano: Feuillade, "Fantômas" (1914) e "Les Vampires"(1914/5): o fantástico "já lá" (não descontínuo) de Feuillade; uma 3ª via, para lá dos Lumière e de Méliès (Resnais).
* projecção de parte do filme de Léonde Perret, de uma sequência de "Fantômas" (do episódio "Le Mort qui tue"), de "Max en vacances" (de Max Linder)
Bibliografia: texto de Mireille Berton na pasta da cadeira (Verde) e artºs de Tom Gunning, Francis Lacassin e Richard Roud na Antologia