O Cinema dos anos 20: a 1ª Vanguarda francesa (2)
15 Março 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
3. A teoria (estética) do cinema: 3.1. o cinema como arte "visual" (Canudo): uma estética mais da "sugestão" do que da "mimese" (descrição, narração) (Dulac); 3.2. o cinema como Música (Dulac): as noções de ritmo e de Montagem: a "cineplastia" (Canudo, Élie Faure); 3.3. um cinema da Imagem (Léger): a noção de Fotogenia (Delluc,.Epstein): o Grande Plano (Epstein).
4. Jean Epstein: 4.1. um cinema subjectivo e do pensamento (discurso interior);4.2. a problemática do Sujeito no conto e no filme; 4.3. uma narração elíptica, aberta, na vertical (por eco, ressonância) e não na horizontal (motivação sequencial das acções); 4.4. a imagem-palimpsesto (por sobreposição): do reflexo ao espectro e ao fantasma
* projecçãodo filme "La Glace à Trois Faces" de Epstein (1927)
Bibliografia: texto de Élie Faure sobre a Cineplastia na pasta da cadeira (verde)