O cinema francês da Ocuoação ao pós-guerra

26 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. a crise social e política do fim dos anos 30: da "drôle de guerre" à Ocupação: 1.1. a política de cinema do estado de Vichy: características, géneros; o "formalismo" e a "alegoria"; 1.2. houve um cinema de "resistência"?: "Le Ciel est à vous", de Jean Gremillon vs  "Le Corbeau" de Henri-Georges Clouzot.

2.o cinema do pós-guerra: da "qualidade francesa" à "Nouvelle Vague": 2.1. a hipótese de uma Escola do Cinema Francês (Sadoul, Bazin); 2.2 o cinema de "qualidade": de "script", "literário", formalmente "léché", tematicamente ambíguo, pessimista (Truffaut); 2.3. a crise de "assuntos": a censura dos tempos da Ocupação e o mito da Resistência; os "grandes temas": filmes de "tribunal"; o motivo da "juventude"; o "polar";

3. o novo cinema dos anos 50: o Grupo dos 30 e o movimento das curtas-metragens; o pedido de um cinema de "autor" (Truffaut) , "pobre" (Rivette) e de "meios leves" (a "Caméra-stylo" de Alexandre Astruc)

* projecção do "trailer" de "Le Corbeau" de Clouzot (1943)

Bibliografia: texto de Truffaut ("Une certaine tendance du cinéma français") e parte de uma mesa-redonda sobre  a "situação do cinema francês" publicada nos Cahiers du Cinéma em 1957 (pasta da cadeira, verde)