O "Film d'Art" (1908/1910)
1 Março 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. A resistência da Literatura ao Cinema: a questão dos direitos e da propriedade intelectual: o cinema, como técnica e não arte, encarado (juridicamente) do ponto de vista da fotografia;
2. as relações entre Teatro e Cinema: 2.1. a crise do teatro no final do s. 19: a concorrência do "café-concerto", a tendência do "sensacionalismo" (melodrama e "Grand-Guignol"); 2.2. a entrada do cinema: o cinema como "teatro" fácil, barato, popular, rápido (J. Claretie, JP Sartre);
3. o "Film d'Art" em 1908: 3.1. características: concepção plástica da Imagem (décors), plano como palco= quadro, sequencialidade narrativa, actuação mais contida; 3.2. a polémica da "pantomina" no cionema (A. Brisson); 3u3.a legitimação do cinema enquanto "arte": 5ª (Delluc) ou 6ª (Canudo, Gance).
4. o "grand tournant" do "Film d'Art" (Langlois): a orientação para a "narrativização" na América (Griffith) e o "cinema de qualidade" (adaptações, reconstituição histórica) em França.
5. a crítica dos modernistas nos anos 20: o elogio do cómico primitivo, voltar à "école de 1900" (René Clair)
* projecção de "La mort du Duc de Guise" de André Calmettes (1908) e de "Cheval emballé" (Pathé, 1907)
Bibliografia: artºs de Henri Langlois e de Alain Carou na Antologia.