O Novo Cinema e a Nouvelle Vague

29 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. o "Nouveau Roman": "école du regard" (Barthes), literatura óptica/ objectiva, realismo míope; a Descrição; Espaço= superfície (vs) Tempo= profundidade;

2. "L'Année Dernière à Marienbad", Alain Resnais/ Alain Robbe-Grillet (1961):

2.1. Alain Robbe-Grillet: i) uma estétca da(s) "superifície(s)"; ii) a Descrição como "travelling" da linguagem; iii) o cinema "realiza" a literatura;

iv) o contributo de Alain Resnais (segundo Robbe-Grillet): maior "psicologismo", o personagem de A (a mulher);

2.2. o filme: i) o primado do princípio da" forma"; ii)dois personagens / duas estéticas: a figura de X (o homem):  princípio da consciência: memória; "logos" da ficção, a Literatura;  modelo de Arquitectura : o Classicismo, mais estrutural, de exteriores: o jardim francês (Le Nôtre); a figura de A (a mulher): objecto em fuga; discurso do desejo; a forma-cinema; modelo de Arquitectura: mais decorativo, de interiores, o Barroco; iii) um cinema da "mente": o interface  espelho-ecrã-cérebro (Deleuze).

* projecção da CM "Le Chant de Styrène" (1957)

Bibliografia: textos de R. Barthes, Robbe-Grillet,André S. Labarthe naa pasta da cadeira (verde)