O realismo social dos anos 30

5 Abril 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. a situação social e económica do cinema.

2. a "Idade de Ouro" do cinema francês: o "boom" das audiências; o cinema como entretenimento  popular; 2.1. um cinema de "evasão"/ "escapista" ("boulevardização" do cinema). Uma "arte do espectáculo" (G. Vicendeau): i) um cinema de actores e "performers" ("vedetas"): a "canção realista"; ii) transposição da cena (ao vivo) para o ecrã; iii) a língua (fala) como atracção; iv) heterogeneidade dos meios e autoreflexividade das obras.

2.O "cinema clássico" francês : 3.1. características: maior duração dos planos, profundidade de campo, plano-sequência (Renoir), uso de "décors", cinema de "argumento"; 3.2. o "realismo" como tendência: o realismo social dos anos 30 (Carné): o "Paris popular" e o "herói proletário" (Jean Gabin).

* projecção do filme "Nogent- Eldorado du dimanche" de Marcel Carné (1929) e de sequências de "Zazou" ( Marc Allegret, 1934), com Joséphine Baker, e de "Pépé le Moko" (Julien Duvidier, 1938), com Fréhel.

Bibliografia: artº de Ginette Vincendeau sobre o cinema do período da "Frente Popular (1936-1938) na pasta da cadeira