O Surrealismo no Cinema

29 Março 2016, 16:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema da Imagem - mais "mental" do que "plástica", diferença da 1ª Vanguarda francesa: 1.1 a imagem como "alucinação consciente" (Jean Goudal); 1.2. a sessão de cinema surrealista: um dispositivo de regressão imaginária; o seu modo de uso (Breton);

2. Luis Bunuel/ Salvador Dali, "Un Chien Andalou" (1929): 2.1. mais um "documento" (cinema dos "factos") do que cinema de "arte" (Dali); 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo:  imagem-choque (= montagem de atracções (Eisenstein)) e recusa da Metáfora; 2.3. discurso do desejo: a imagem-pulsão (pulsão de vida=Eros e pulsão de morte=Thanatos) e a imagem-amálgama.

3. projecção de um DVD do filme e da curta "Retour à la Raison" (1923) de Man Ray

Bibliografia: Texto de Antonin Artaud ("Sorcellerie et Cinéma") na pasta da cadeira (fotocopiadora verde)

TESTE: dia 1 de Abail (6ªfeira = 16-18h) na sala 2.13