Os anos 20: a 1ª vanguarda francesa
11 Março 2016, 16:00 • Fernando Guerreiro
1. a crise da indústria do cinema no pós-guerra: "americanizar" (Charles Pathé).
2. o 2º nascimento do cinema: arte nova, moderna (mecânica) e de vanguarda, "nascida durante a guerra" (Delluc): um novo regime de sensações (Cendrars);
2.1. a 1ª vanguarda como "escola francesa" (Sadoul) : "laboratório de formas" (Langlois), "nova poesia" (Cendrars); 2.2. o carácter narrativo da "escola de 1919" (L'Herbier): ambivalência da posição quanto à indústria - uma "narrative avant-garde" (Richard Abel); 2.3. as 2 vagas dos anos 20: i) a de 1919/1924: narrativa e no sistema; ii) a de 1924/1930: desconstrutora, paródica, fora do sistema; 2.4. a vanguarda francesa como "escola impressionista"(Dulac): a questão da Luz, atmosférica e "pontilhista": o "gris lumineux" (Deleuze).
* projecção de "Ballet Mécanique" de Fernand Léger (1924) e "Entr'acte", de René Clair (1924)
Bibliografia: páginas de "Cinéma 1 - L'Image mouvement" de G. Deleuze sobre a 1ª vanguarda francesa e de "L'avant-garde cinématographique en France dans les années vingt" de Nourredine Ghali (pasta da cadeira, fotocopiadora verde)
Para a próxima aula ler conto "La Glace à trois faces" de Paul Morand (Antolg. pp. 132-144)