Sumários
Visionamento do filme Stella Days, realizado por Thaddeus O'Sullivan.
15 Novembro 2018, 12:00 • Maria Teresa Correia Casal
Visionamento do filme Stella Days, realizado por Thaddeus O'Sullivan.
Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.
13 Novembro 2018, 12:00 • Maria Teresa Correia Casal
Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.
Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.
8 Novembro 2018, 12:00 • Maria Teresa Correia Casal
1. Entrega e feedback sobre o primeiro teste de avaliação escrita.
Informação sobre trabalhos, explicada em aula e enviada por e-mail:
T rabalho complementar ao teste 1 (voluntário, para quem deseja melhorar a nota do teste 1):
- O ensaio deverá ter uma extensão de 3-4 páginas;
- A intenção de o fazer e a proposta de tema (sobre a primeira parte da matéria) deverão ser apresentadas até 15 Novembro;
- O trabalho deverá ser entregue até 3 de Dezembro, sendo depois marcada a sua defesa em reunião fora do horário lectivo;
- A percentagem relativa ao teste 1 passa a ser dividida entre o teste e o trabalho (50/50).
- Os alunos que tiverem obtido 12 ou mais valores poderão realizar um trabalho em substituição do teste 2.
- Este trabalho deverá ter uma extensão de cerca de 6 páginas;
- O tema do trabalho deverá incidir sobre a segunda parte da matéria;
- A intenção de realizar o trabalho e a proposta de tema deverão ser apresentadas até dia 22 de Novembro;
- O prazo para entrega do trabalho final é o dia do teste 2 (20 Dezembro).
- A discussão dos trabalhos realizar-se-á a 8 de Janeiro.
- No caso de alunos que não se encontrem em Lisboa em Janeiro, o prazo de entrega do trabalho é 13 de Dezembro e a discussão do trabalho é no dia 20 de Dezembro.
Nacionalismo e questões de género: Revolução Irlandesa, Primeira Guerra Mundial e Troubles na Irlanda do Norte (1968-1998).
6 Novembro 2018, 12:00 • Maria Teresa Correia Casal
1. Conclusão do estudo de "Guests of the Nation", de Frank O'Connor.
2. Introdução a How Many Miles to Babylon?, de Jennifer Johnston (1974): contextos históricos: Primeira Guerra Mundial (enredo); Troubles na Irlanda do Norte (momento da escrita).
Alteração à planificação (data da Embassy of Ireland Lecture e programa associado - a negrito):
LITERATURA E CULTURA IRLANDESA
PLANIFICAÇÃO 2018-19
Horário: 3ª-feira e 5ª-feira, 12h00-14h00, Cave D
Docente: Teresa Casal (mcasal@campus.ul.pt)
Atendimento: Quinta-feira, 14h30-15h30 (Gabinete de Literatura Inglesa; Dept. Estudos Anglísticos)
Nº Aula |
Data |
Conteúdos programáticos |
1 |
18 Set. |
Apresentação: Programa; introdução à história, cultura e literatura irlandesas a partir de materiais AV e textos contemporâneos. Decade of Centenaries – 1912-1922/2012-2022 - http://www.decadeofcentenaries.com/
|
2 |
20 Set. |
Breve introdução à história da Irlanda. Visionamento de A Short History of Ireland, documentário baseado na obra homónima de Richard Killeen.
|
3 |
25 Set. |
1. Contextos geográficos, políticos e religiosos. Relações entre Irlanda e Inglaterra (sinopse): 1.1. Giraldus Cambrensis, The Topography of Ireland, 1187; The Conquest of Ireland, 1189. 1.2. Edmund Spenser, A View of the Present State of Ireland, 1663. 1.3. Reforma Protestante e seu impacto nas relações anglo-irlandesas: Karl S. Bottigheimer and Ute Lotz-Heumann, “Ireland and European Reformation,” Early Modern History, 4:6 (Winter 1998).
|
4
|
27 Set. |
1. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (sécs. XVIII-XIX): 1.1. Séc. XVII: Jonathan Swift, "A Modest Proposal", 1729. 1.2. Séc. XIX: A Grande Fome (1845-1849).
|
5 |
2 Out. |
1. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (séc. XIX): 1.1. Cartoons de Punch; baladas e representações femininas da Irlanda: Roisin Dubh, Kathaleen Ny-Houlahan e Shan Van Vocht. 1.2. Cf. Maud Gonne, "The Famine Queen" (1900); [Cf. visitas de estado no séc. XXI: Isabel II (2011) e Presidente Michael D. Higgins (2014)].
|
6 |
4 Out. |
1. Irish Literary Revival e debates identitários na viragem do séc. XIX para o séc. XX: 1.1. Douglas Hyde, "The Necessity for De-anglicising Ireland" (1892): independência e identidade linguístico-cultural; 1.2. W.B. Yeats e Lady Gregory, Cathleen Ni Houlihan, 1902.
|
7 |
9 Out.
|
1. 1916: 1.1. Home Rule; Ulster Covenant; Insurreição da Páscoa (Easter Rising 1916) e Proclamação da República Irlandesa. 1.2. 1916 no contexto da Grande Guerra (1914-1918). [Cf. Textos 13 : Mark Duncan, “Ireland’s Opportunity? The First World War & 1916”, Century Ireland 1913-1923, RTE and Boston College; e William Butler and Timothy Bowman, “How World War I Contributed to the Easter Rising”, The Conversation, April 21, 2016, Univ. Kent.] 1.3. 1916-2016: Memória, trauma e narrativa: visionamento de excertos de Richard Kearney e Sheila Gallagher, Twinsome Minds, 2016 - https://www.youtube.com/watch?v=CP5mJVQZRT0
|
8 |
11 Out. |
W.B. Yeats, Poesia: - 1916: de “Easter 1916” (1916) a “The Man and the Echo” (1938); - da juventude (“The Stolen Child”) à velhice (“The Circus Animals’ Desertion”).
|
9 |
16 Out. |
James Joyce, Dubliners, 1914: - Introdução à obra de Joyce e a Dubliners; - Estudo de “Eveline”.
|
10
|
18 Out. |
James Joyce, “The Dead”, in Dubliners, 1914.
|
11
|
23 Out. |
1. James Joyce, “The Dead”, in Dubliners, 1914: conclusão. 2. Reflexão sobre a matéria estudada.
|
12 |
25 Out.
|
Primeiro teste de avaliação escrita.
|
Nº Aula |
Data |
Conteúdos programáticos |
13
|
30 Out. |
1. Irlanda pós-independência: Constituição, nacionalismo, catolicismo e questões de género. 2. Revolução Irlandesa: Guerra da independência: Frank O’Connor, “Guests of the Nation” (1931). |
--- |
1 Nov.
|
Feriado nacional.
|
14 |
6 Nov.
|
1. Nacionalismo e questões de género: Revolução Irlandesa. Primeira Guerra Mundial e Troubles na Irlanda do Norte (1968-1998). 2. Introdução a Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974. |
15
|
8 Nov. |
Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.
|
16 |
13 Nov. |
Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.
|
17 |
15 Nov. |
Screening of Stella Days (2011), dir. Thaddeus O’Sullivan. LOCAL: Biblioteca, sala 2. https://www.youtube.com/watch?v=ltsWVo4gRVs
|
18 |
20 Nov. |
Embassy of Ireland Lecture: “A Great Pictured Song: Hugh Lane and the Ireland of his Time”, by R. F. Foster; discussion with director Thaddeus O’Sullivan. LOCAL: Biblioteca, sala 2.
[Cinemateca Portuguesa: 18h30: Screening of Citizen Lane, with director Thaddeus O’Sullivan and historian R. F. Foster] |
19 |
22 Nov. |
Screening of Nothing Personal (1996), dir. Thaddeus O’Sullivan. LOCAL: Biblioteca, sala 2.
|
20 |
27 Nov. |
Irlanda pós-independência: a poesia de Seamus Heaney.
|
21
|
29 Nov. |
Participação da docente em congresso internacional. Aula substituída por trabalho tutorial.
|
22 |
4 Dez. |
Eavan Boland: ensaios e poesia. |
23 |
6 Dez. |
Irlanda pós-independência: nacionalismo, catolicismo, sexualidade, família na ficção breve: Claire Keegan, Walk the Blue Fields, 2007: “The Parting Gift”.
|
24 |
11 Dez. |
Ficção breve contemporânea: identidade, tempo e lugar: Éilís Ní Dhuibhne, Selected Stories, 2017: “The Flowering”; “The Banana Boat”.
|
25
|
13 Dez. |
Ficção breve contemporânea: Irlanda do Norte, sectarianismo e (pós-)Troubles: Lucy Caldwell, Multitudes: Eleven Stories, London: Faber & Faber, 2016: “Through the Wardrobe”; “Cyprus Avenue”.
|
26 |
18 Dez. |
Reflexão sobre a matéria estudada.
|
27 |
20 Dez. |
Segundo teste de avaliação escrita.
|
28 |
8 Jan. |
Reunião de avaliação final.
|
Irlanda pós-independência: introdução.
30 Outubro 2018, 12:00 • Maria Teresa Correia Casal
1. Irlanda pós-independência: Constituição, nacionalismo, catolicismo e questões de género.
2. Revolução Irlandesa: Guerra da independência: introdução ao estudo de Frank O’Connor, “Guests of the Nation” (1931).