Sumários

Apresentação: Programa; introdução à história, cultura e literatura irlandesas.

19 Fevereiro 2018, 12:00 Maria Teresa Correia Casal

Apresentação: Programa; introdução à história, cultura e literatura irlandesas a partir de materiais AV e textos contemporâneos.

Programa

Unidade Curricular:

Literatura e Cultura Irlandesa

Período Lectivo:

2017-18

Semestre:

2

Docente:

Teresa Casal – mcasal@campus.ul.pt

Objectivos / Aims:

Esta U.C. visa: 1) oferecer uma introdução à história, cultura e literatura irlandesas, na sua dupla articulação com a história da Grã-Bretanha e com a diáspora irlandesa; 2) introduzir os debates sobre narrativas identitárias que atravessam os Estudos Irlandeses e reflectem a estreita relação entre desenvolvimentos políticos e culturais na história da Irlanda; e 3) desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão informada e crítica sobre textos literários na sua articulação com os respectivos contextos histórico-culturais, familiarizando-os com a rica herança cultural e literária irlandesa e com os diálogos éticos e estéticos que a percorrem.

This curricular unit aims to: 1) offer an introduction to Irish history, culture, and literature, both in terms of its links with Britain’s history and with the Irish diaspora; 2) introduce the ongoing identity debates within Irish Studies, as they reflect the close interaction between political and cultural developments in Irish history; and 3) foster students’ informed ability to think critically about literary texts within their respective historical framework, while providing an insight into Ireland’s rich cultural and literary heritage, and to the ethical and aesthetic dialogues that shape it.                 

Programa resumido / Syllabus:

Após uma visão panorâmica da história irlandesa, o programa centra-se em dois momentos chave na história e literatura irlandesas: o período conducente à independência e partição da Irlanda (1922) e o período dos Troubles (1968-98) até à actualidade, na Irlanda do Norte e na República da Irlanda.

1.     Introdução à história, cultura e literatura irlandesas; relação entre Grã-Bretanha e Irlanda; cultura popular e cultura erudita; literatura e história.

2.     Representações de identidade e(m) conflito na literatura irlandesa: da independência até à actualidade.

Os desafios da identidade: nação, classe e género em:

·       Lady Gregory e W.B. Yeats, Cathleen Ni Houlihan, 1902;  W.B. Yeats, poemas;

·       James Joyce, Dubliners, 1914;

·       Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974;

·       Seamus Heaney, poemas;

·       Eavan Boland, poemas;

·       Contos de Edna O’Brien; Éilís Ní Dhuibhne; Colm Tóibín; Claire Keegan; Mary Costello; Lucy Caldwell.

After an overview of Irish history, this course focuses on two key moments in Irish history: that leading up to Ireland’s independence and partition (1922) and that from the 1968-98 Troubles to the present, in Northern Ireland and in the Republic.

1.     Introduction to Irish history, culture, and history; Anglo-Irish relations; the interplay between popular and high culture, literature and politics;

2.     Representations of identity and conflict in Irish literature from independence (1922) to the 21st cent.

Identity (and) Troubles: nation, class, and gender in:

·       Lady Gregory e W.B. Yeats, Cathleen Ni Houlihan, 1902;  W.B. Yeats, poemas;

·       James Joyce, Dubliners, 1914;

·       Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974;

·       Seamus Heaney, poemas;

·       Eavan Boland, poemas;

·       Short stories by Edna O’Brien; Éilís Ní Dhuibhne; Colm Tóibín; Claire Keegan; Mary Costello; Lucy Caldwell.

Bibliografia / Bibliography:

Antologia da UC & / Coursebook &

Cleary, Joe and Claire Connolly, eds. The Cambridge Companion to Modern Irish Culture, Cambridge: CUP, 2005.

Foster, R.F., ed., The Oxford History of Ireland, Oxford: OUP, 2001.

Johnston, Jennifer, How Many Miles to Babylon?, Penguin, 1974.

Joyce, James, Dubliners [1914] ed. Terence Brown, Penguin, 1992.

Kelleher, Margaret, and Philip O’Leary, eds. The Cambridge History of Irish Literature, 2 vols. Cambridge: CUP, 2006.

Kiberd, Declan, Inventing Ireland: The Literature of the Modern Nation, London: Vintage, 1996.

Madden, Deirdre, One by One in the Darkness [1997], Faber, 2013.

Mulholland, Marc, Northern Ireland: A Very Short Introduction, OUP, 2003.

Murphy, Maureen O’Rourke, and James MacKillop, eds. An Irish Literature Reader: Poetry, Prose, Drama, 2nd ed. Syracuse, N.Y.: Syracuse University Press, 2006.

Paseta, Senia, Modern Ireland: A Very Short Introduction, OUP, 2003.

Regan, Stephen, ed. Irish Writing: An Anthology of Irish Literature in English 1789-1939. Oxford: OUP, 2004.

Ensino e avaliação / Teaching and assessment:

As metodologias adoptadas visam permitir aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento pragmático de competências de reflexão crítica que contribuam para uma cidadania informada; incluem uma articulação entre textos e contextos no ensino de conteúdos histórico-culturais e literários, o recurso a diferentes suportes (textuais e áudio/visuais) e ferramentas úteis (cronologia e glossário). O ensino de conteúdos histórico-culturais é acompanhado pela análise de textos e outros materiais relevantes (documentários, filmes) e o ensino de conteúdos literários liga a prática de close reading à atenção aos contextos interpelados; utilizam-se breves exercícios de escrita criativa para apreender pela prática conceitos narratológicos (ponto de vista, focalização e voz) e promover um envolvimento analítico e imaginativo com os textos.

A avaliação contínua consiste em: teste escrito 1: 30%; teste escrito 2 ou ensaio com discussão oral: 40%; participação em aula: 30%.

 

The adopted methodologies aim to facilitate students’ acquisition of new knowledge while fostering the development of critical competences that may contribute to an informed citizenship; they include the articulation between text and context in the teaching of cultural and literary contents, and the use of various media (literary & audio/visual) and tools (e.g. chronology, glossary). The teaching of historical and cultural contents is accompanied by the analysis of texts and other materials (e.g. documentaries, films); the teaching of literary texts involves a context-aware practice of close reading, occasionally compounded with exercises in creative writing so as to provide students with a practical grasp of narratological notions (e.g. point of view, focalisation and voice), while fostering an analytical imaginative engagement with the texts.

Continuous assessment consists in: written test 1: 30%; written test 2 or essay subject to oral discussion: 40%; participation in class: 30%.

 

Acompanhamento e atendimento dos alunos / Office hours:

Segunda-feira, 15h00-16h00 (por marcação prévia) – Departamento de Estudos Anglísticos

Monday, 3-4 p.m. (subject to prior appointment) – Department of English

Requisitos (caso existam):

Bom conhecimento da língua inglesa.

Fluency in English.


Planificação

LITERATURA E CULTURA IRLANDESA

PLANIFICAÇÃO 2017-18

Horário: 2ª-feira e 4ª-feira, 12h00-14h00, Cave C

Docente: Teresa Casal (mcasal@campus.ul.pt)

Atendimento: Segunda-feira, 15h-16h (Gabinete de Literatura Inglesa; Dept. Estudos Anglísticos)

Aula

 

Data

 

Conteúdos programáticos

 

1

 

19 Fev.

 

Apresentação: Programa; introdução à história, cultura e literatura irlandesas a partir de materiais AV e textos contemporâneos.

Decade of Centenaries – 1912-1922/2012-2022 - http://www.decadeofcentenaries.com/

 

2

21 Fev.

Breve introdução à história da Irlanda.

Visionamento de A Short History of Ireland, documentário baseado na obra homónima de Richard Killeen.

 

3

26 Fev.

1. Contextos geográficos, políticos e religiosos. Relações entre Irlanda e Inglaterra (sinopse):

1.1. Giraldus Cambrensis, The Topography of Ireland, 1187; The Conquest of Ireland, 1189.

1.2. Edmund Spenser, A View of the Present State of Ireland, 1663.

1.3. Reforma Protestante e seu impacto nas relações anglo-irlandesas: Karl S. Bottigheimer and Ute Lotz-Heumann, “Ireland and European Reformation,” Early Modern History, 4:6 (Winter 1998).

 

4

 

 

28 Fev.

1. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (sécs. XVIII-XIX):

1.1. Séc. XVII: Jonathan Swift, "A Modest Proposal", 1729.

1.2. Séc. XIX: A Grande Fome (1845-1849).

1.3. Cartoons de Punch; baladas e representações femininas da Irlanda: Roisin Dubh, Kathaleen Ny-Houlahan e Shan Van Vocht.

1.4. Cf. Maud Gonne, "The Famine Queen" (1900); [Cf. visitas de estado no séc. XXI: Isabel II (2011) e Presidente Michael D. Higgins (2014)].

 

5

5 Março

1. Irish Literary Revival e debates identitários na viragem do séc. XIX para o séc. XX:

1.1. Douglas Hyde, "The Necessity for De-anglicising Ireland" (1892): independência e identidade linguístico-cultural;

1.2. W.B. Yeats e Lady Gregory, Cathleen Ni Houlihan, 1902.

 

6

7 Março

1. 1916:

1.1. Home Rule; Ulster Covenant; Insurreição da Páscoa (Easter Rising 1916) e Proclamação da República Irlandesa.

1.2. 1916 no contexto da Grande Guerra (1914-1918). Cf. Textos 13 : Mark Duncan, “Ireland’s Opportunity? The First World War & 1916”, Century Ireland 1913-1923, RTE and Boston College; e William Butler and Timothy Bowman, “How World War I Contributed to the Easter Rising”, The Conversation, April 21, 2016, Univ. Kent.

1.3. 1916-2016: Memória, trauma e narrativa: visionamento de excertos e debate sobre Richard Kearney e Sheila Gallagher, Twinsome Minds, 2016 - https://www.youtube.com/watch?v=CP5mJVQZRT0

 

7

12 Março

 

 

W.B. Yeats, Poesia:

- 1916: de “Easter 1916” (1916) a “The Man and the Echo” (1938);

- da juventude (“The Stolen Child”) à velhice (“The Circus Animals’ Desertion”).

 

8

14 Março

James Joyce, Dubliners, 1914:

- Introdução à obra de Joyce e a Dubliners;

- Estudo de “Eveline”.

 

9

19 Março

James Joyce, “The Dead”, in Dubliners, 1914.

 

10

 

21 Março

1. James Joyce, “The Dead”, in Dubliners, 1914: conclusão.

2. Reflexão sobre a matéria estudada.

 

---

26 Março

Férias da Páscoa

 

---

28 Março

Férias da Páscoa

 

Aula

Data

Conteúdos programáticos

---

2 Abril

Férias da Páscoa

 

11

 

4 Abril

Primeiro teste de avaliação escrita.

 

12

9 Abril

 

Adrian Radu (Babes-Bolyai University, Romania) – Post-independence Ireland: Northern Ireland.

 

13

 

11 Abril

Adrian Radu (Babes-Bolyai University, Romania) – The Poetry of Seamus Heaney.

 

14

16 Abril

 

Irlanda pós-independência: nacionalismo, catolicismo e questões de género:

Herança nacional e literária: Eavan Boland: Ensaios e poemas.

 

15

 

18 Abril

Irlanda pós-independência e ficção breve contemporânea:

Éilís Ní Dhuibhne, The Shelter of Neighbours, 2012: “A literary lunch”; “Illumination”.

 

* NB: A sequência cronológica no estudo do romance de Jennifer Johnston e dos contos de Éilís Ní Dhuibhne foi alterada com vista a articular o estudo dos de Éilís Ní Dhuibhne com a sua visita à FLUL a 30 de Abril.

16

 23 Abril

Éilís Ní Dhuibhne, The Shelter of Neighbours, 2012: “The Shelter of Neighbours”; “The moon shines clear, the horseman’s here”.

 

---

25 Abril

Feriado nacional.

 

17

30 Abril

Éilís Ní Dhuibhne – Lecture-cum-reading.

 

18

 

2 Maio

1. Éilís Ní Dhuibhne – reflexões sobre a palestra e os contos.

 

2. Troubles passados e presentes:

Troubles & Primeira Guerra Mundial: Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.

 

19

7 Maio

Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.

 

20

9 Maio

Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.

 

21

 

14 Maio

Irlanda pós-independência: nacionalismo, catolicismo, sexualidade, família na ficção breve:

Claire Keegan, Walk the Blue Fields, 2007: “The Parting Gift”.

Mary Costello, The China Factory, 2012: “The Sewing Room”.

 

 

22

 

16 Maio

Ficção breve cotemporânea: nacionalismo, violência, sexualidade:

Edna O’Brien, Saints and Sinners, 2011: “Sinners”; “Madame Cassandra”; “Plunders”.

 

 

23

 

21 Maio

Ficção breve contemporânea: catolicismo, família e questões de género:

Colm Tóibín, The Empty Family, 2010: “One Minus One”; “The Empty Family”.

 

 

24

 

23 Maio

Irlanda pós-independência: identidade nacional, linguística e sexual:

Emma Donoghue, Touchy Subjects: Stories, London: Virago, 2006: “Speaking in Tongues”.

25

 

28 Maio

Ficção breve contemporânea: Irlanda do Norte, sectarianismo e (pós-)Troubles:

Lucy Caldwell, Multitudes: Eleven Stories, London: Faber & Faber, 2016: “Through the Wardrobe”; “Inextinguishable”; “Cyprus Avenue”.

 

 

26

30 Maio

Reflexão sobre a matéria estudada.

 

 

(27)

 

 6 Junho

 

Segundo teste de avaliação escrita.

 

 

(28)

Junho - data a definir

 

Reunião de avaliação final.