Sumários

Irish Literary Revival e debates identitários na viragem do séc. XIX para o séc. XX (II).

1 Março 2016, 18:00 Maria Teresa Correia Casal

1. W.B. Yeats e Lady Gregory, Cathleen Ni Houlihan, 1902.


Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (séc. XIX).

25 Fevereiro 2016, 18:00 Maria Teresa Correia Casal

1. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (séc. XIX):

1.1. Cartoons de Punch;

1.2. Baladas e representações femininas da Irlanda: Roisin Dubh, Kathaleen Ny-Houlahan e Shan Van Vocht.

2. Irish Literary Revival e debates identitários na viragem do séc. XIX para o séc. XX (I):

2.1. Douglas Hyde, "The Necessity for De-anglicising Ireland" (1892): independência e identidade linguístico-cultural.

2.2. Maud Gonne, "The Famine Queen" (1900); [Cf. visitas de estado no séc. XXI: Isabel II (2011) e Presidente Michael D. Higgins (2014)].


Breve introdução à história da Irlanda.

23 Fevereiro 2016, 18:00 Maria Teresa Correia Casal

Visionamento de A Short History of Ireland, documentário baseado na obra homónima de Richard Killeen. 

https://www.youtube.com/watch?v=gkI88YF2XKg


Contextos geo-políticos: a Irlanda vista da Grã-Bretanha.

18 Fevereiro 2016, 18:00 Maria Teresa Correia Casal

1. Giraldus Cambrensis, The Topography of Ireland, 1187 & The Conquest of Ireland, 1189; Edmund Spenser, A View of the Present State of Ireland, 1663.

2. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (séc. XVIII):

Jonathan Swift, "A Modest Proposal", 1729.


Links úteis:

1. 

http://www.nli.ie/blog/index.php/2012/11/29/there-once-was-a-welsh-priest-called-gerald/

http://www.wwnorton.com/college/english/nael/16century/topic_4/spenview.htm

http://www.historyireland.com/early-modern-history-1500-1700/another-case-of-censorship-the-riddle-of-edmund-spensers-a-view-of-the-present-state-of-ireland-c-1596/

2.

http://www.online-literature.com/swift/947

Referência:

The Irish Story - http://www.theirishstory.com/

The Ireland Story - http://www.wesleyjohnston.com/users/ireland/

The Irish language - http://www.irishlanguage.net/


Apresentação.

16 Fevereiro 2016, 18:00 Maria Teresa Correia Casal

Apresentação: Programa; introdução à história, cultura e literatura irlandesas a partir de textos contemporâneos.

Reproduzem-se abaixo o 1. PROGRAMA e a 2. PLANIFICAÇÃO.

1. PROGRAMA

Objectivos / Aims:

Esta U.C. visa: 1) oferecer uma introdução à história, cultura e literatura irlandesas, na sua dupla articulação com a história da Grã-Bretanha e com a diáspora irlandesa; 2) introduzir os debates sobre narrativas identitárias que atravessam os Estudos Irlandeses e reflectem a estreita relação entre desenvolvimentos políticos e culturais na história da Irlanda; e 3) desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão informada e crítica sobre textos literários na sua articulação com os respectivos contextos histórico-culturais, familiarizando-os com a rica herança cultural e literária irlandesa e com os diálogos éticos e estéticos que a percorrem.

This curricular unit aims to: 1) offer an introduction to Irish history, culture, and literature, both in terms of its links with Britain’s history and with the Irish diaspora; 2) introduce the ongoing identity debates within Irish Studies, as they reflect the close interaction between political and cultural developments in Irish history; and 3) foster students’ informed ability to think critically about literary texts within their respective historical framework, while providing an insight into Ireland’s rich cultural and literary heritage, and to the ethical and aesthetic dialogues that shape it.                 

Programa resumido / Syllabus:

Após uma visão panorâmica da história irlandesa, o programa centra-se em dois momentos chave na história e literatura irlandesas: o período conducente à independência e partição da Irlanda (1922) e o período dos Troubles (1968-98) até à actualidade, na Irlanda do Norte e na República da Irlanda.

1.     Introdução à história, cultura e literatura irlandesas; relação entre Grã-Bretanha e Irlanda; cultura popular e cultura erudita; literatura e história.

2.     Representações de identidade e(m) conflito na literatura irlandesa: da independência até à actualidade.

Os desafios da identidade: nação, classe e género em:

·       Lady Gregory e W.B. Yeats, Cathleen Ni Houlihan, 1902;  W.B. Yeats, poemas;

·       James Joyce, “Eveline” e “The Dead”, in Dubliners, 1914;

·       Frank O’Connor, “Guests of the Nation”, 1932; cf. Neil Jordan, The Crying Game, 1992;

·       Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974;

·       Deirdre Madden, One by One in the Darkness, 1997;

·       Seamus Heaney, poemas;

·       Eavan Boland, poemas e ensaios.

·       Short stories: Mary Morrissy; Frank McGuinness; Colm Tóibín.

 

After an overview of Irish history, this course focuses on two key moments in Irish history: that leading up to Ireland’s independence and partition (1922) and that from the 1968-98 Troubles to the present, in Northern Ireland and in the Republic.

1.     Introduction to Irish history, culture, and history; Anglo-Irish relations; the interplay between popular and high culture, literature and politics;

2.     Representations of identity and conflict in Irish literature from independence (1922) to the 21st cent.

Identity (and) Troubles: nation, class, and gender in:

·       Lady Gregory and W.B. Yeats, Cathleen Ni Houlihan, 1902; W.B. Yeats, poems;

·       James Joyce, “Eveline” and “The Dead”, in Dubliners, 1914;

·       Frank O’Connor, “Guests of the Nation”, 1932; cf. Neil Jordan (dir.), The Crying Game, 1992;

·       Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974;

·       Deirdre Madden, One by One in the Darkness, 1997;

·       Seamus Heaney, poems;

·       Eavan Boland, poems and essays.

·       Short stories: Mary Morrissy; Frank McGuinness; Colm Tóibín.

Bibliografia / Bibliography:

Antologia da UC & / Coursebook &

Cleary, Joe and Claire Connolly, eds. The Cambridge Companion to Modern Irish Culture, Cambridge: CUP, 2005.

Foster, R.F., ed., The Oxford History of Ireland, Oxford: OUP, 2001.

Johnston, Jennifer, How Many Miles to Babylon?, Penguin, 1974.

Joyce, James, Dubliners [1914] ed. Terence Brown, Penguin, 1992.

Kelleher, Margaret, and Philip O’Leary, eds. The Cambridge History of Irish Literature, 2 vols. Cambridge: CUP, 2006.

Kiberd, Declan, Inventing Ireland: The Literature of the Modern Nation, London: Vintage, 1996.

Madden, Deirdre, One by One in the Darkness [1997], Faber, 2013.

Mulholland, Marc, Northern Ireland: A Very Short Introduction, OUP, 2003.

Murphy, Maureen O’Rourke, and James MacKillop, eds. An Irish Literature Reader: Poetry, Prose, Drama, 2nd ed. Syracuse, N.Y.: Syracuse University Press, 2006.

Paseta, Senia, Modern Ireland: A Very Short Introduction, OUP, 2003.

Regan, Stephen, ed. Irish Writing: An Anthology of Irish Literature in English 1789-1939. Oxford: OUP, 2004.

Ensino e avaliação / Teaching and assessment:

As metodologias adoptadas visam permitir aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e o desenvolvimento pragmático de competências de reflexão crítica que contribuam para uma cidadania informada; incluem uma articulação entre textos e contextos tanto no ensino de conteúdos histórico-culturais como literários, o recurso a diferentes suportes (textuais e áudio/visuais) e a disponibilização de ferramentas úteis (cronologia e glossário). O ensino de conteúdos histórico-culturais é acompanhado pela análise de textos e outros materiais relevantes (documentários, filmes, baladas) e o ensino de conteúdos literários liga a prática de close reading à atenção aos contextos interpelados; recorre-se ainda a breves exercícios de escrita criativa como forma de apreender pela prática conceitos narratológicos como ponto de vista, focalização e voz.

A avaliação contínua consiste em: teste escrito 1: 30%; teste escrito 2 ou ensaio com discussão oral: 40%; qualidade da participação em aula: 30%.

The adopted methodologies aim to facilitate students’ acquisition of new knowledge while fostering the practical development of critical competences that may contribute to an informed citizenship; they include the articulation between text and context in the teaching both of cultural and of literary contents, resort to various media (literary & audio/visual) and provide useful tools (chronology & glossary). The teaching of historical and cultural contents is accompanied by the analysis of texts and other relevant materials (documentaries, films, ballads), and the teaching of literary contents engages in a context-aware practice of close reading; short exercises in creative writing provide students with a practical grasp of such narratological notions as point of view, focalisation and voice.

Continuous assessment consists in: written test 1: 30%; written test 2 or essay subject to oral discussion: 40%; participation in class and regular attendance: 30%.

Acompanhamento e atendimento dos alunos / Office hours:

Terça-feira, 17h00-18h00 – Departamento de Estudos Anglísticos

Tuesday, 5-6 p.m. – Department of English

Requisitos (caso existam):

Bom conhecimento da língua inglesa.

Fluency in English.

 

2. PLANIFICAÇÃO

LITERATURA E CULTURA IRLANDESA

PLANIFICAÇÃO 2015-16

Horário: 3ª-feira, 18h00-20h00, Cave D; 5ª-feira, 18h00-20h00, Sala 8.1

Docente: Teresa Casal (mcasal@campus.ul.pt)

Atendimento: Terça-feira, 17h00-18h00 (Gabinete de Literatura Inglesa; Dept. Estudos Anglísticos)

 

Aula

 

Data

 

Conteúdos programáticos

 

1

 

16 Fev.

 

Apresentação: Programa; introdução à história, cultura e literatura irlandesas a partir de textos contemporâneos.

 

2

18 Fev.

Breve introdução à história da Irlanda: visionamento de A Short History of Ireland, documentário baseado na obra homónima de Richard Killeen.

 

3

23 Fev.

1. Contextos geo-políticos: a Irlanda vista da Grã-Bretanha (sinopse):

Giraldus Cambrensis, The Topography of Ireland, 1187 & The Conquest of Ireland, 1189; Edmund Spenser, A View of the Present State of Ireland, 1663.

2. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (séc. XVIII):

Jonathan Swift, "A Modest Proposal", 1729.

 

4

 

 

25 Fev.

1. Relações entre Irlanda e Inglaterra: política e cultura (séc. XIX):

1.1. Cartoons de Punch;

1.2. Baladas e representações femininas da Irlanda: Roisin Dubh, Kathaleen Ny-Houlahan e Shan Van Vocht.

2. Irish Literary Revival e debates identitários na viragem do séc. XIX para o séc. XX (I):

2.1. Douglas Hyde, "The Necessity for De-anglicising Ireland" (1892): independência e identidade linguístico-cultural.

2.2. Maud Gonne, "The Famine Queen" (1900); [Cf. visitas de estado no séc. XXI: Isabel II (2011) e Presidente Michael D. Higgins (2014)];

 

5

1 Março

Irish Literary Revival e debates identitários na viragem do séc. XIX para o séc. XX (II):

1. W.B. Yeats e Lady Gregory, Cathleen Ni Houlihan, 1902.

 

6

3 Março

1916-2016:

1. Insurreição da Páscoa (Easter Rising 1916) e Proclamação da República Irlandesa.

2. W.B. Yeats, “Easter 1916” (1916) “The Man and the Echo” (1938);

3. Colm Tóibín, Lady Gregory’s Toothbrush, 2002 (excerto).

4. Roddy Doyle, A Star Called Henry, 2005 (Part II).

 

7

8 Março

1916-2016:

Richard Kearney, Twinsome Minds, Fundação Calouste Gulbenkian.

 

8

10 Março

1. Debate sobre Twinsome Minds.

2. William Butler Yeats: Poesia.

 

9

15 Março

Palestra de Rui Carvalho Homem (Univ. Porto), “Culturas da comemoração: o caso irlandês”. Local: Anfiteatro 3.

10

 

17 Março

Visionamento do documentário de Mark Cousins, I Am Belfast, 2015. Local: Anfiteatro 3.

---

 

22 Março

 

Férias da Páscoa

---

24 Março

 

Férias da Páscoa

11

 

29 Março

James Joyce, Dubliners, 1914: “Eveline”.

 

12

 31 Março

James Joyce, “The Dead”, in Dubliners, 1914.

 

13

5 Abril

1. James Joyce, “The Dead”, in Dubliners, 1914: conclusão.

2. Reflexão sobre a matéria estudada.

 

Aula

Data

Conteúdos programáticos

14

 

7 Abril

Primeiro teste de avaliação escrita.

 

15

12 Abril

A Irlanda pós-independência I:

1. Herança bilingue: ensaios de John Banville e Nuala Ni Dhomhaill.

2. Troubles passados e presentes I: A Guerra da Independência em Frank O’Connor, “Guests of the Nation”, 1931. [Sugestão: cf. Neil Jordan, realizador, The Crying Game, 1992.]

 

 

16

 

14 Abril

Troubles passados e presentes II:

Troubles & Primeira Guerra Mundial: Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.

 

 

17

 

 

19 Abril

Jennifer Johnston, How Many Miles to Babylon?, 1974.

 

18

 

21 Abril

Troubles passados e presentes III: Irlanda do Norte:

 1. “Troubles” na Irlanda do Norte (1968-1998): visionamento e discussão sobre Omagh, de Pete Travis, 2004.

 

 

19

 

26 Abril

Troubles passados e presentes III: Irlanda do Norte:

2. Debate sobre Omagh;

3. Trauma, memória e processo de paz: Graham Dawson, “Trauma, memory, politics: paradoxes of the Irish peace process”, in Making Peace with the Past?: Memory, Trauma and the Irish Troubles, 2007, 57-85.

 

 

20

 

28 Abril

Troubles passados e presentes III: Irlanda do Norte:

4. Deirdre Madden, One by One in the Darkness, 1996.

 

21

 

3 Maio

Deirdre Madden, One by One in the Darkness, 1996.

 

22

5 Maio

Deirdre Madden, One by One in the Darkness, 1996.

 

 

23

10 Maio

A poesia de Seamus Heaney.

 

24

 

12 Maio

Irlanda pós-independência: nacionalismo, catolicismo e questões de género:

Herança nacional e literária: Eavan Boland: Ensaios.

 

 

25

 

17 Maio

Eavan Boland: Poemas.

 

 

26

 

 19 Maio

Entre passado e presente: ficção breve contemporânea:

1. Mary Morrissy, “Emergency”, in All Over Ireland: New Irish Short Stories, ed. Deirdre Madden, 2015.

 

27

 

24 Maio

 

Embassy of Ireland Lecture: Reading and lecture by Mary Morrissy (a confirmar).

 

---

 

26 Maio

Feriado do Corpo de Deus.

 

28

 

 31 Maio

Entre passado e presente: ficção breve contemporânea:

2. Frank McGuinness, “The Widow’s Ferret”, in All Over Ireland: New Irish Short Stories, ed. Deirdre Madden, 2015.

 

 

29

 

 2 Junho

Entre passado e presente: ficção breve contemporânea:

3. Colm Tóibín, “The Journey to Galway”, in All Over Ireland: New Irish Short Stories, ed. Deirdre Madden, 2015.

Reflexão sobre a matéria estudada.

 

(30)

 

 8 Junho

 

Segundo teste de avaliação escrita.

 

 

(31)

Junho - data a definir

 

Reunião de avaliação final.