Sumários

O diário: características estilísticas

6 Março 2025, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

O diário: características estilísticas. O estatuto do diário é o da confidência: extroversão da vida íntima para um “amigo”, o caderno de notas. Como na confidência, a relação entre o eu e o diário (funcionando como interlocutor) define-se pela contradição entre a vontade de falar e a de guardar segredo. O gesto diarístico decorre de uma necessidade de comunicação do eu consigo mesmo e/ou com o(s) outro(s). Análise de dois excertos da obra O Medo (1997), de Al Berto: 16 de Maio de 1982 e 13 de Janeiro de 1983.


A problemática da auto-representação: questões teóricas II

27 Fevereiro 2025, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

A problemática da auto-representação: questões teóricas. A partir do material de apoio: Clara Rocha (1992), Máscaras de Narciso. Estudos Sobre a Literatura Autobiográfica em Portugal, Coimbra, Almedina. Análise de um excerto dos Ensaios (1580), de Michel de Montaigne. Charles Taylor: Sources of the Self: entre Descartes e Montaigne (entre o Eu universal e o Eu que se pinta a si mesmo).


Conclusão do estudo da obra "Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação". Análise dos principais passagens da obra "Uno e Diverso", de C. Guillén.

25 Fevereiro 2025, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Conclusão do estudo dos 2 ensaios iniciais da obra Grande Angular.  Comparatismo e Práticas de Comparação (2001, F. C. Gulbenkian) e estudo dos capítulos iniciais da obra "Entro lo uno y lo diverso. Introducción a la Literatura Comparada (Ayer y hoy)", de Claudio Guillén (2005). Conclusão da leitura e comentário dos ensaios “Campos de indagação comparatista” e “Comparação e literatura”, de Helena Buescu (2001): os campos específicos de reflexão comparatista na actualidade; o comparatismo como “saber de fronteira” que pretende “desocultar” e “desnaturalizar” questões relevantes no universo das artes e das culturas; o “tertium quid” do gesto comparativo e a consideração da dimensão “relacional” dos fenómenos literários e artísticos. Síntese da questões suscitadas pelos ensaios comentados anteriormente. Referência ao volume Entro lo uno y lo diverso. Introducción a la Literatura Comparada (Ayer y hoy), de Claudio Guillén (2005): a tensão entre o local e o universal, e entre o uno e o diverso, entendida como tema e problema centrais à Arte, que a Literatura Comparada procura evidenciar e esclarecer. Referência ao ensaio “What is Comparative Literature?”, de George Steiner (in: No Passion Spent, 1996).


Questões epistemológicas: literatura comparada e Comparatismo (continuação)

20 Fevereiro 2025, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

Realização de Exercício Prático sobre as principais problemáticas atinentes à Literatura Comparada enquanto área disciplina. Questões epistemológicas: literatura comparada e Comparatismo. Campos de indagação comparatista. Continuação de reflexão. Análise dos capítulos inaugurais da obra Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação (2001), de Helena C. Buescu.


Questões epistemológicas: o que é a literatura comparada? Os campos de indagação comparatista.

18 Fevereiro 2025, 14:00 Ricardo Gil Soeiro

A literatura comparada. Questões epistemológicas. Análise dos capítulos inaugurais da obra Grande Angular. Comparatismo e Práticas de Comparação (2001), de Helena C. Buescu.