Conclusão do estudo da obra "De Profundis, Valsa Lenta", de José Cardoso Pires

26 Novembro 2015, 16:00 Ricardo Gil Soeiro

Continuação do estudo da obra De Profundis, Valsa Lenta (1997), de José Cardoso Pires. Obra enquanto uma “descida aos infernos”? (explicitação da dimensão humorística e de auto-ironia). Classificação genológica (dificuldade de caracterização e hibridismo de géneros) (ficção/memória/relato/testemunho). A subversão dos cânones de género: a) concepção clássica das autobiografias, memórias e diários (presença plena, identidade consistente, sedimentação do passado); b) De Profundis: ausência, alheamento, dissolução da identidade. Tematização da estrutura formal e os três núcleos temáticos. A dicotomia entre a ficção e o vivido. A escrita branca: o forte discurso imagético. A presença da intertextualidade. O processo de despersonalização: o Eu enquanto Outro. Análise ao texto complementar “Fumar ao espelho” (1991). A percepção do tempo. A escrita e a experiência testemunhal.