Persas, de Ésquilo

3 Março 2016, 12:00 Ângela Fernandes

Início do estudo de Persas, de Ésquilo: a estrutura do drama no âmbito das convenções da tragédia grega; o tema histórico e a evocação da vitória dos Gregos sobre os Persas na batalha de Salamina; as fronteiras geo-políticas nos séculos VI e V a.C. (visionamento e comentário de mapas relevantes).

Consideração da visão dicotómica do mundo apresentada na obra: os elementos constitutivos do binómio político-cultural que opõe a Grécia à “terra bárbara” dos Persas; a encenação da perspectiva alheia através da representação dos acontecimentos a partir do olhar dos persas vencidos. A explicação progressiva das causas da derrota dos persas: a imprudência de Xerxes, o castigo dos deuses à soberba (hybris) dos persas, o valor do mundo grego. Leitura e comentário de passos relevantes da tragédia.

Breve referência ao ensaio “Ésquilo, Persas: Guerra, a Tragédia”, de Frederico Lourenço.