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Aula introdutória. Apresentação dos alunos, professora e programa da disciplina. Aspetos logísticos de planeamento de sessões e de elementos de avaliação.

24 Setembro 2019, 16:00 Helena Gorete Silva Moniz

Aula introdutória. Apresentação dos alunos, professora e programa da disciplina. Aspetos logísticos de planeamento de sessões e de elementos de avaliação.


Objetivos: 

O objetivo principal desta disciplina é o de contactar com tecnologias de processamento automático de fala e de língua natural e de interagir com as referidas tecnologias numa perspetiva linguística. Os diversos módulos terão sempre por base o conhecimento linguístico de fala e de escrita, seguidamente serão apresentadas tecnologias amplamente usadas nos dias de hoje. Os alunos irão testar as tecnologias em causa e procurar problematizar as estruturas linguísticas desafiantes para os sistemas em causa.


Conteúdos:

A estrutura modular da disciplina corresponderá aos seguintes módulos:

1.     Introdução ao estudo da Linguística Computacional.

2.     Processamento automático de fala: reconhecimento e síntese de fala.

3.     Processamento de língua natural: processadores de texto, analisadores morfossintáticos, sistemas de compreensão de língua natural.

4.     Sistemas de diálogo e mecanismos de sintonia entre falantes.

5.     Projetos de investigação e aplicações.


Avaliação: 

As aulas serão teórico-práticas, com uma forte componente prática de teste de sistemas e problematização de estruturas desafiantes para os sistemas. A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios: trabalhos práticos desenvolvidos em aula (30%); 1 teste escrito intermédio (30%); 1 teste escrito final (30%); participação relevante em aula (10%)


Os elementos de avaliação foram calendarizados para dias 31 de outubro de 2019 e 17 de dezembro de 2019.


O horário de atendimento aos alunos será quartas e quintas das 14-16 horas no gabinete 9.


Bibliografia:

Jurafsky, D. & J. Martin, Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing.  Computational Linguistics, and Speech Recognition, 3rd edition, Prentice Hall, 2019. (capítulos a indicar em aula).  https://web.stanford.edu/~jurafsky/slp3/ed3book.pdf

Mamede, N., J. Baptista, C. Dinis & V. Cabarrão, STRING: an hybrid statistical and rule-based natural language processing chain for Portuguese, PROPOR 2012, Coimbra.https://www.inesc-id.pt/publications/8578/pdf

Mata, A. I. & H. Moniz, Prosódia, variação e processamento automático, in A. M. Martins & E. Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa, Berlin, De Gruyter. https://www.inesc-id.pt/pt/indicadores/Ficheiros/12110.pdf

Marrafa, P., R. Amaro, N. Freire & S. Mendes, Portuguese Controlled Language: Coping with Ambiguity, in T. Kuhn & N. Fuchs (eds.) International Workshop on Controlled Natural Language, Springer-Verlag, Berlin Heidelberg, 2012. https://www.researchgate.net/publication/235692156_Portuguese_Controlled_Language_Coping_with_Ambiguity/link/02bfe5129b0a41f52e000000/download

Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura & A. Mendes, (eds.), Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. 


Não houve aula por a professora se encontrar em conferências internacionais (DISS 2019 e Interspeech 2019).

19 Setembro 2019, 16:00 Helena Gorete Silva Moniz

Não houve aula por a professora se encontrar em conferências internacionais (DISS 2019 e Interspeech 2019).


Não houve aula por a professora se encontrar em conferências internacionais (DISS 2019 e Interspeech 2019).

17 Setembro 2019, 16:00 Helena Gorete Silva Moniz

Não houve aula por a professora se encontrar em conferências internacionais (DISS 2019 e Interspeech 2019).