1. Unidade Curricular: Linguística Computacional

2. Ciclo de Estudos: 1º Ciclo
3. ECTs: 6 ECTs
4. Semestre: 1º Semestre
5. Docente: Helena Moniz
6. Língua de Ensino: português
7. Programa: 
A Linguística Computacional estuda as Tecnologias da Linguagem Humana numa perspetiva linguística. A disciplina tem como objetivos introduzir os alunos em distintos módulos (e.g., fala, texto, tradução, linguagem gestual, deteção de emoções e outros eventos paralinguísticos, sistemas de diálogos e assistentes virtuais), reconhecer e avaliar os modelos linguísticos aplicados em sistemas de Inteligência Artificial (IA). A disciplina procura desenvolver o espírito crítico linguístico sobre o uso e avaliação das tecnologias numa era de IA.Objetivos:

1. Contactar com tecnologias de Processamento Automático de Fala e de Língua Natural e interagir com as referidas tecnologias numa perspetiva de análise linguística. 2. Analisar as estruturas linguísticas desafiantes para os diferentes sistemas automáticos apresentados. 3. Discutir a importância da Linguística Computacional na era da Inteligência Artificial

Conteúdos: A estrutura modular da disciplina corresponderá aos seguintes módulos: 1. Definição do conceito de Linguística Computacional e áreas de aplicação. 2. Processamento Automático de Fala e Síntese de Fala. 3. Processamento de Língua Natural: processadores de texto, analisadores morfossintáticos e sistemas de Compreensão de Língua Natural. 4. Sistemas de diálogo e mecanismos de sintonia entre falantes. 5. Projetos de investigação e aplicações.

Os diversos módulos terão sempre por base o conhecimento linguístico de fala e de escrita, seguidamente serão apresentadas tecnologias amplamente usadas nos dias de hoje que processam fala, texto e multimodalidade. Os alunos irão testar as diferentes tecnologias e procurar problematizar as estruturas linguísticas desafiantes para os sistemas testados.

8. Avaliação:

A avaliação é contínua e a classificação é baseada na média ponderada dos seguintes elementos de avaliação obrigatórios: trabalhos de projeto práticos desenvolvidos em aula (40%); 1 teste escrito intermédio (25%); 1 teste escrito final (25%); participação relevante em aula (10%).

9. Bibliografia:

Jurafsky, Dan & James Martin. 2019. Speech and Language Processing: An Introduction to Natural Language Processing. Computational Linguistics, and Speech Recognition, 3rd edition. Prentice Hall.

Mamede, Nuno, Jorge Baptista, Cláudio Dinis & Vera Cabarrão. 2012. STRING: an hybrid statistical and rule- based natural language processing chain for Portuguese, PROPOR 2012. Coimbra.

Mata, Ana Isabel & Helena Moniz. 2016. Prosódia, variação e processamento automático, in Ana Maria Martins & Ernestina Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa Berlim: De Gruyter.

Moniz, Helena, Fernando Batista, Ana Isabel Mata, Isabel Trancoso. 2016. Towards automatic language processing and intonational labeling in European Portuguese, in Intonational grammar in Ibero-Romance: Approaches across linguistic subfields. Amsterdam: John Benjamins.

Raposo, E. P., M. F. Bacelar do Nascimento, M. A. Coelho da Mota, L. Segura & A. Mendes, (eds.). 2013. Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.