Sumários

Prática de transposição do texto oral para o texto escrito e de reconhecimento genológico

26 Novembro 2015, 16:00 António Manuel dos Santos Avelar

Prática de transposição do texto oral para o texto escrito e de reconhecimento genológico.

Exercícios de transposição do texto oral para o texto escrito. 
Questões de género, variação de registo, coerência, coesão, lexicogramática, designadamente ao nível interfrásico.

Reconhecimento da estrutura genológica - introdução de um trabalho científico.


Comunicação escrita (cont.)

25 Novembro 2015, 12:00 Nélia Alexandre

Informação aos alunos de que as aulas de 30/11 e 2/12 serão substituídas por leitura de um texto de Coutinho (2008) e respetiva ficha de leitura (ambos na secção 'avisos' no site da UC), dado a docente se encontrar em missão no estrangeiro.
Comunicação escrita (cont.):
-princípios dos sistemas de escrita (organização linear, arbitrariedade relativamente às estruturas da língua falada e estabilidade);
-a evolução dos sistemas de escrita;
-escrita enquanto atividade metalinguística (hipótese de D. Olsen 1994);
-a consciência linguística (resultados de investigação com crianças): fronteira de palavra, significado e forma;
-o papel da escola e os instrumentos de normalização linguística (gramáticas, dicionários, prontuários e tratados ortográficos).
Exercício a partir destes instrumentos.


Pressuposição

25 Novembro 2015, 08:00 Fernando Martins


Noção de pressuposição. 
Tipos de pressuposições: existenciais, factivas, não factivas, lexicais, estruturais e contrafactuais. 
Pressuposições semânticas e pragmáticas.


Escrita: modelos processuais.

24 Novembro 2015, 18:00 Ana Isabel Mata da Silva

Complexidade do processo de escrita: modelos de Flower & Hayes (1977, 1980, 1984); Bereiter & Scardamalia (1987). Diferenças entre escritores com diferentes níveis de proficiência.


Reconhecimento dos padrões genológicos

24 Novembro 2015, 16:00 António Manuel dos Santos Avelar

Exercícios: reconhecimento da estrutura genológica de um artigo científico.

                  Análise orientada da recensão de um texto científico.