Sumários
Organização das apresentações orais a realizar pelos alunos.
23 Setembro 2024, 09:30 • Ana Isabel Mata da Silva
Início da organização das apresentações orais a realizar pelos alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC: apresentação da lista de textos disponíveis para Outubro e Novembro; breve resumo de temas a trabalhar; indicação de regras a seguir; marcação da apresentação oral de diferentes grupos.
Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua
20 Setembro 2024, 15:30 • Gueorgui Nenov Hristovsky
Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua
1. Conceito de
linguagem e língua (revisão)
2. Conhecimento da língua e uso da língua.
3. Propriedades distintivas do uso da língua: complexidade,
recursividade e criatividade.
Textos disponibilizados no mail da turma.
Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua
20 Setembro 2024, 12:30 • Gueorgui Nenov Hristovsky
Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua
1. Conceito de
linguagem e língua (revisão)
2. Conhecimento da língua e uso da língua.
3. Propriedades distintivas do uso da língua: complexidade,
recursividade e criatividade.
Textos disponibilizados no mail da turma.
Class 2
19 Setembro 2024, 17:00 • Fabrizio Macagno
Apresentação
19 Setembro 2024, 12:30 • Margarita Maria Correia Ferreira
Primeiro contacto com os alunos. Leitura do programa, bibliografia e funcionamento da UC, assim como informação sobre avaliação.
Linguagem e Comunicação
Objetivos:
(i)
fazer uma introdução aos princípios reguladores
da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em
situações concretas de interação linguística
(ii)
refletir sobre as propriedades específicas de
diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i)
identificar
os princípios que subjazem à atividade verbal
(ii)
distinguir
as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii)
reconhecer
diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv)
reconhecer
a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos
programáticos:
1. Comunicação e
linguagem humana
2. Comunicação oral:
(i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal:
características situacionais e linguísticas
3. Princípios que
regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos
inferenciais
6. Comunicação escrita
7. Comunicação
multimodal
Elementos
de avaliação:
(i)
Dois testes escritos (40%+ 50%)
(ii)
Assiduidade e participação ativa nos
trabalhos da aula (10%)
Bibliografia
Birner,
B. 2021. Pragmatics – A Slim Guide. Oxford University Press.
Chapman,
S. 2011. Pragmatics. Palgrave MacMillan.
Cutting,
J. 2002. Pragmatics and Dicourse – A Resource Book for Students. Blackwell.
Duarte,
I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos
de Análise. Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria,
I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à
Linguística Geral e Portuguesa. Ed. Caminho, cap. 8.
Moeschler,
J. 2021. Why Language? What Pragmatics Tells Us About Language And
Communication. De Gruyter Mouton.
Pinto
de Lima, J. 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa).
Caminho.