Sumários

Organização das apresentações orais a realizar pelos alunos.

23 Setembro 2024, 09:30 Ana Isabel Mata da Silva

Início da organização das apresentações orais a realizar pelos alunos sobre textos com trabalho de investigação relevante para a UC: apresentação da lista de textos disponíveis para Outubro e Novembro; breve resumo de temas a trabalhar; indicação de regras a seguir; marcação da apresentação oral de diferentes grupos.


Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

20 Setembro 2024, 15:30 Gueorgui Nenov Hristovsky

Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

1. Conceito de linguagem e língua (revisão)

2. Conhecimento da língua e uso da língua.

3. Propriedades distintivas do uso da língua: complexidade, recursividade e criatividade.

Textos disponibilizados no mail da turma.


Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

20 Setembro 2024, 12:30 Gueorgui Nenov Hristovsky

Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

1. Conceito de linguagem e língua (revisão)

2. Conhecimento da língua e uso da língua.

3. Propriedades distintivas do uso da língua: complexidade, recursividade e criatividade.

Textos disponibilizados no mail da turma.


Class 2

19 Setembro 2024, 17:00 Fabrizio Macagno

No classes - Conference EARLI SIG
Individual work by students


Apresentação

19 Setembro 2024, 12:30 Margarita Maria Correia Ferreira

Primeiro contacto com os alunos. Leitura do programa, bibliografia e funcionamento da UC, assim como informação sobre avaliação.

Indicação da página da UC no Moodle e das datas das avaliações presenciais.

Linguagem e Comunicação

 

Objetivos:

(i)     fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)                refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

 

Competências a adquirir:

(i)           identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)         distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)       reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)       reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

 

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

7. Comunicação multimodal

 

 

Elementos de avaliação:

(i)                  Dois testes escritos (40%+ 50%)

(ii)                Assiduidade e participação ativa nos trabalhos da aula (10%)

 

Bibliografia

Birner, B. 2021. Pragmatics – A Slim Guide. Oxford University Press.

Chapman, S. 2011. Pragmatics. Palgrave MacMillan.

Cutting, J. 2002. Pragmatics and Dicourse – A Resource Book for Students. Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Ed. Caminho, cap. 8.

Moeschler, J. 2021. Why Language? What Pragmatics Tells Us About Language And Communication. De Gruyter Mouton.

Pinto de Lima, J. 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Caminho.