Sumários

Apresentação do programa da Unidade Curricular

17 Setembro 2025, 14:00 Paula Luegi

. Apresentação do programa: conteúdos programáticos, objetivos e bibliografia de referência.

. Marcação das datas e identificação dos diferentes elementos de avaliação:

  • 31-10-2025: 1.º teste presencial e escrito (35%).
  • 19-12-2025: 2.º teste presencial e escrito (45%).
  • Participação e assiduidade (20%):
    • Presença, pontualidade e participação ativa e relevante nas aulas.
    • Participação nos trabalhos a realizar ao longo do semestre.
    • Avaliação dos questionários realizados em aula.


O oral vs. o escrito: exercício prático.

17 Setembro 2025, 09:30 Ana Isabel Mata da Silva

Diferenças entre o oral e o escrito: exercício prático a partir de um excerto de uma conversa no programa Antena 1 Ciência.


Apresentação da disciplina (funcionamento, conteúdos, avaliação) e dos alunos

16 Setembro 2025, 14:00 Marisa Alexandra Sousa da Cruz

Apresentação dos objetivos a alcançar no âmbito da disciplina, conteúdos programáticos, bibliografia recomendada e métodos de avaliação. Calendarização das apresentações do trabalho prático (09/12, 11/12, 16/12 e 18/12), com uma ponderação de 35% para a classificação final, e do teste escrito final (06/01/2026), com uma ponderação de 55% para a classificação final. A estes elementos obrigatórios de avaliação, acrescenta-se ainda a assiduidade e participação relevante em aula (10%).

Agendamento do atendimento ao aluno, às terças e quintas, das 10h às 11h, sujeito a marcação prévia.


Apresentação

16 Setembro 2025, 12:30 Margarita Maria Correia Ferreira

Leitura e explicitação do programa, bibliografia e meios de avaliação.

Indicações sobre o conteúdo e funcionamento da UC. 

  • DLGR – 2025-2026 S1

    Linguagem e Comunicação (85324) – TP3

    Docente: Margarita Correia

     

     

    Linguagem e Comunicação

     

    Objetivos:

    (i)     fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

    (ii)                refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

     

    Competências a adquirir:

    (i)           identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

    (ii)         distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

    (iii)       reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

    (iv)       reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

     

    Conteúdos programáticos:

    1. Comunicação e linguagem humana

    2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

    3. Princípios que regulam o uso da língua

    4. Atos ilocutórios

    5. Processos inferenciais

    6. Comunicação escrita

    7. Comunicação multimodal

     

     

    Elementos de avaliação:

    (i)                  Dois testes escritos - 1.º teste (40%) - 30/10/2025; 2.º teste (50%) - 06/01/2025

    (ii)                Assiduidade e participação ativa nos trabalhos da aula (10%)

     

    Bibliografia

    Birner, B. 2021. Pragmatics – A Slim Guide. Oxford University Press.

    Chapman, S. 2011. Pragmatics. Palgrave MacMillan.

    Cutting, J. & Fordyce, K. (2021). Pragmatics – A resource book for students (4th ed.). Routledge.

    DeVito, J. (2016). Interpersonal communication. 14th ed. Pearson – capítulo 8.

    Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

    Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Ed. Caminho, cap. 8.

    Moeschler, J. 2021. Why Language? What Pragmatics Tells Us About Language And Communication. De Gruyter Mouton.

    Pinto de Lima, J. 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Caminho.


CLASS 1 - INTRODUCTION

16 Setembro 2025, 11:00 Fabrizio Macagno

Introduction of the course
The dimensions of communication