Sumários
Apresentação do programa da Unidade Curricular
17 Setembro 2025, 14:00 • Paula Luegi
. Apresentação do programa: conteúdos programáticos, objetivos e bibliografia de referência.
. Marcação das datas e identificação dos diferentes elementos de avaliação:
- 31-10-2025: 1.º teste presencial e escrito (35%).
- 19-12-2025: 2.º teste presencial e escrito (45%).
- Participação e assiduidade (20%):
- Presença, pontualidade e participação ativa e relevante nas aulas.
- Participação nos trabalhos a realizar ao longo do semestre.
- Avaliação dos questionários realizados em aula.
O oral vs. o escrito: exercício prático.
17 Setembro 2025, 09:30 • Ana Isabel Mata da Silva
Diferenças entre o oral e o escrito: exercício prático a partir de um excerto de uma conversa no programa Antena 1 Ciência.
Apresentação da disciplina (funcionamento, conteúdos, avaliação) e dos alunos
16 Setembro 2025, 14:00 • Marisa Alexandra Sousa da Cruz
Apresentação dos objetivos a alcançar no âmbito da disciplina, conteúdos programáticos, bibliografia recomendada e métodos de avaliação. Calendarização das apresentações do trabalho prático (09/12, 11/12, 16/12 e 18/12), com uma ponderação de 35% para a classificação final, e do teste escrito final (06/01/2026), com uma ponderação de 55% para a classificação final. A estes elementos obrigatórios de avaliação, acrescenta-se ainda a assiduidade e participação relevante em aula (10%).
Agendamento do atendimento ao aluno, às terças e quintas, das 10h às 11h, sujeito a marcação prévia.
Apresentação
16 Setembro 2025, 12:30 • Margarita Maria Correia Ferreira
Leitura e explicitação do programa, bibliografia e meios de avaliação.
DLGR – 2025-2026 S1
Linguagem e Comunicação (85324) – TP3
Docente: Margarita Correia
Linguagem e Comunicação
Objetivos:
(i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i) identificar os princípios que subjazem à atividade verbal
(ii) distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii) reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv) reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação e linguagem humana
2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas
3. Princípios que regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos inferenciais
6. Comunicação escrita
7. Comunicação multimodal
Elementos de avaliação:
(i) Dois testes escritos - 1.º teste (40%) - 30/10/2025; 2.º teste (50%) - 06/01/2025
(ii) Assiduidade e participação ativa nos trabalhos da aula (10%)
Bibliografia
Birner, B. 2021. Pragmatics – A Slim Guide. Oxford University Press.
Chapman, S. 2011. Pragmatics. Palgrave MacMillan.
Cutting, J. & Fordyce, K. (2021). Pragmatics – A resource book for students (4th ed.). Routledge.
DeVito, J. (2016). Interpersonal communication. 14th ed. Pearson – capítulo 8.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Ed. Caminho, cap. 8.
Moeschler, J. 2021. Why Language? What Pragmatics Tells Us About Language And Communication. De Gruyter Mouton.
Pinto de Lima, J. 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Caminho.
CLASS 1 - INTRODUCTION
16 Setembro 2025, 11:00 • Fabrizio Macagno