Sumários

Comunicação, linguagem e língua

21 Setembro 2018, 14:00 Esperança Cardeira

Relação entre comunicação e linguagem. Afasias.

Os conceitos de comunicação, linguagem e língua.


Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

20 Setembro 2018, 10:00 Gueorgui Nenov Hristovsky

Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

1. Conceito de linguagem e língua (revisão)

2. Conhecimento da língua e uso da língua.

3. Propriedades distintivas do uso da língua: complexidade, recursividade e criatividade.

Textos disponibilizados no mail da turma.


Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

20 Setembro 2018, 08:00 Gueorgui Nenov Hristovsky

Linguagem e comunicação humana: a distinção entre língua e linguagem; conhecimento da língua e uso da língua

1. Conceito de linguagem e língua (revisão)

2. Conhecimento da língua e uso da língua.

3. Propriedades distintivas do uso da língua: complexidade, recursividade e criatividade.

Textos disponibilizados no mail da turma.


Introdução à linhas programáticas de Linguagem e Comunicação

19 Setembro 2018, 16:00 Maria Clotilde de Valle-Flor Telles de Freitas Almeida

Definição de Linguagem e de Comunicação.


Avaliação da cadeira: 1 teste presencial e 1 trabalho exposto em aula, sendo que o teste vale 70% da nota final e que o trabalho, conjuntamente com a participação e assiduidade vale 30% da nota final.


Programa e avaliação

19 Setembro 2018, 14:00 Esperança Cardeira

Programa

Objetivos:

(i)                 fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)               refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)                 identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)               distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)             reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)              reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

7. Comunicação multimodal.

Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 31 de outubro e 19 de dezembro; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)

Bibliografia

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho