Programa, avaliação, bibliografia

25 Janeiro 2021, 15:30 Esperança Cardeira

Objetivos:

(i)             fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)           refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)             identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)           distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)         reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)           reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

 

Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 15 de março e 26 de abril; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)

 

Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho