Sumários
Módulo 1 (continuação)
22 Fevereiro 2018, 08:00 • Paula Luegi
Módulo 1 (continuação):
- Conhecimento e uso da língua
- Gramática Universal e Faculdade da Linguagem
- Modelo de Princípios e Parâmetros
- Gramática descritiva e gramática prescritvia
Objetivos da UC, programa, bibliografia e avaliação
21 Fevereiro 2018, 14:00 • Gueorgui Nenov Hristovsky
1. Apresentação dos objetivos e dos conteúdos programáticos da disciplina e
da bibliografia (esta informação está disponível também na página da FLUL,
programas das UCs do 1º ciclo).
2. Elementos de avaliação: (i) dois testes presenciais escritos, (ii) um trabalho teórico, teórico-prático ou prático individual ou de grupo OPCIONAL sobre temática referida nos pontos do programa.
2.1. 1º teste de avaliação - dia 18 de abril de 2018; 2º teste de avaliação - 4 de junho de 2018.
2.2. Sugestões de temas para o trabalho opcional.
2.3. Atribuição de um bónus de participação e de assiduidade = 5%.
2.4. Peso estatístico das provas: testes = 47.5% cada x 2 = 95%.
3. Hora de atendimento de alunos: quartas e sextas-feiras das 12.00 às 13.30 (com marcação prévia) no Centro de Línguas e Culturas Eslavas. São possíveis outros horários de atendimento a combinar com o professor por mail ou no fim da aula.
4. Materiais para consulta: a maioria dos materiais utilizados nas aulas estão disponíveis em lingcom2016@gmail.com (password é fornecida na aula). Mais bibliografia e materiais serão fornecidos ao longo das aulas. Parte da bibliografia adicional encontra-se registada no fim de cada guião. Os materiais policopiados encontram-se numa pasta na fotocopiadora azul (a que tem acordo com a Associação de Estudantes).
Apresentação
20 Fevereiro 2018, 12:00 • José Leon Acosta Carrillo
- Apresentação do programa, dos objetivos da disciplina e dos critérios de avaliação:
Apresentação e introdução de alguns conceitos sobre comunicação e linguagem humana.
20 Fevereiro 2018, 08:00 • Paula Luegi
1. Apresentação do programa, objetivos, conteúdos, bibliografia, critérios de avaliação e marcação da data dos testes.
2. Alguns conceitos de comunicação e linguagem humana: distinguir "linguagem", "língua" e "comunicação".
Programa, bibliografia, avaliação
19 Fevereiro 2018, 16:00 • Esperança Cardeira
Objetivos:
(i) fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii) refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i) identificar os princípios que subjazem à atividade verbal
(ii) distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii) reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv) reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação e linguagem humana
2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas
3. Princípios que regulam o uso da língua
4. Atos ilocutórios
5. Processos inferenciais
6. Comunicação escrita
7. Comunicação multimodal.
Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 5 de abril e 7 de junho; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)
Bibliografia
Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.
Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho