Programa, bibliografia, avaliação

19 Fevereiro 2018, 16:00 Esperança Cardeira

Objetivos:

(i)                  fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)                refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)                  identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)                distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)               reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)              reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

7. Comunicação multimodal.

Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 5 de abril e 7 de junho; (ii) participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre (10%)

Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho