Unidade Curricular | Course Unit

Linguagem e Comunicação

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

LIN1.85324

 

Créditos ECTS | ECTS Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

Licenciatura

 

Semestre | Semester

S1

 

Docente(s) | Instructor(s)

Ana Isabel Mata

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

OBJETIVOS

O foco desta UC é o uso da língua em contexto, contribuindo para conhecimentos e competências sobre princípios reguladores da atividade verbal e sobre propriedades do português em uso em diferentes contextos linguísticos e situacionais.

No final, os estudantes deverão ser capazes de:

(i)      Identificar os princípios que subjazem à atividade verbal;

(ii)    Distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral;

(iii)  Reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita;

(iv)  Reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

CONTEÚDOS

1.      Comunicação e linguagem humana

2.      Comunicação oral:

(i)                  Produção e perceção da cadeia falada

(ii)                Conversa informal: características situacionais e linguísticas

3.      Princípios que regulam o uso da língua

4.      Atos ilocutórios

5.      Processos inferenciais

6.      Comunicação escrita

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

– Um teste escrito presencial: 70%;

– Uma apresentação oral acompanhada de guião (sobre um texto com trabalho de investigação relevante para a UC) e participação nos trabalhos práticos propostos em aula: 30%.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Duarte, I. (2000). Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Lima, J. P. (2007). Pragmática Linguística. Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Lopes, A. C. M. (2018). Pragmática: uma introdução. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2019). Formas de tratamento e preservação da face em interações verbais online. Revista da Associação Portuguesa de Linguística, nº5: 236-249.

Rodrigues, I. G., Galvão, E. Z. & Cruz-Santos, A. (eds.) (2019). Recent Perspectives on Gesture and Multimodality, Newcastle-upon-Tyne, UK: Cambridge Scholars Publishing.

 

(Ao longo do semestre, será sugerida bibliografia complementar para os diferentes pontos do programa.)

 

Requisitos | Prerequisites

Níveis do QECRL: C