Sumários
Apresentação
22 Janeiro 2024, 09:30 • Nélia Alexandre
Apresentação e introdução da matéria
22 Janeiro 2024, 08:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Apresentação e discussão do programa: objetivos, competências a adquirir, conteúdos, bibliografia e avaliação.
DLGR
– 2023-2024
Linguagem
e Comunicação (85324) –
TP8
Docente:
Margarita
Correia
Linguagem e Comunicação
Objetivos:
(i)
fazer uma introdução aos
princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de
sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii)
refletir sobre as propriedades
específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a
adquirir:
(i)
identificar os princípios que subjazem à
atividade verbal
(ii)
distinguir as propriedades específicas da
comunicação escrita das da comunicação oral
(iii)
reconhecer diferentes tipos de processos
inferenciais e interpretar informação implícita
(iv)
reconhecer a importância de fatores
extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1.
Comunicação e linguagem humana
2.
Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa
informal: características situacionais e linguísticas
3.
Princípios que regulam o uso da língua
4.
Atos ilocutórios
5.
Processos inferenciais
6.
Comunicação escrita
7.
Comunicação multimodal
Elementos de avaliação:
(i)
Dois testes escritos (40%+ 50%);
(ii)
Assiduidade e participação ativa
nos trabalhos da aula (10%).
Bibliografia
Birner, B. 2012. Introduction
to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise.
Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.
Faria,
I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à
Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.
Lima,
J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa).
Lisboa: Caminho.
Todos os materiais relativos à UC serão disponibilizados através da plataforma Moodle.
Programa
22 Janeiro 2024, 08:00 • Esperança Cardeira
Objetivos:
(i)
fazer uma introdução aos
princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de
sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística
(ii)
refletir sobre as
propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação
Competências a adquirir:
(i)
identificar os princípios
que subjazem à atividade verbal
(ii)
distinguir as
propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral
(iii)
reconhecer diferentes
tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita
(iv)
reconhecer a importância de fatores
extralinguísticos na interpretação dos enunciados.
Conteúdos programáticos:
1. Comunicação
e linguagem humana
2. Comunicação
oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal:
características situacionais e linguísticas
3. Princípios
que regulam o uso da língua
4. Atos
ilocutórios
5. Processos
inferenciais
6. Comunicação
escrita
Bibliografia
Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.
Duarte, I. 2000. Língua
Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps.
7 e 8.
Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução
à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.
Lima, J. P. de 2007. Pragmática
(Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa).
Lisboa: Caminho