Sumários

Programa, avaliação

22 Janeiro 2024, 09:30 Esperança Cardeira


Objetivos:

(i)              fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)            refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)              identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)            distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)          reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)            reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

 

Elementos de avaliação: (i) dois testes escritos (90%) em 6 de março e 24 de abril; (ii) participação nas aulas (10%)

 

Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho

 


Apresentação e introdução da matéria

22 Janeiro 2024, 08:00 Margarita Maria Correia Ferreira


Apresentação e discussão do programa: objetivos, competências a adquirir, conteúdos, bibliografia e avaliação.

Visionamento de duas cenas do filme "The Miracle Worker" (1962), que narra a vida de Helen Keller. Discussão sobre os conceitos de linguagem e comunicação.

DLGR – 2023-2024

Linguagem e Comunicação (85324) – TP8

Docente: Margarita Correia

 

 

Linguagem e Comunicação

 

Objetivos:

(i)     fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)                refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

 

Competências a adquirir:

(i)           identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)         distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)       reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)       reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

 

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita

7. Comunicação multimodal

 

 

Elementos de avaliação:

(i)                  Dois testes escritos (40%+ 50%);

(ii)                Assiduidade e participação ativa nos trabalhos da aula (10%).

 

Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho.


Todos os materiais relativos à UC serão disponibilizados através da plataforma Moodle.

 

Programa

22 Janeiro 2024, 08:00 Esperança Cardeira


Objetivos:

(i)              fazer uma introdução aos princípios reguladores da atividade verbal oral e escrita e às condições de sucesso comunicativo em situações concretas de interação linguística

(ii)            refletir sobre as propriedades específicas de diferentes tipos de comunicação

Competências a adquirir:

(i)              identificar os princípios que subjazem à atividade verbal

(ii)            distinguir as propriedades específicas da comunicação escrita das da comunicação oral

(iii)          reconhecer diferentes tipos de processos inferenciais e interpretar informação implícita

(iv)            reconhecer a importância de fatores extralinguísticos na interpretação dos enunciados.

Conteúdos programáticos:

1. Comunicação e linguagem humana

2. Comunicação oral: (i) produção e perceção da cadeia falada; (ii) conversa informal: características situacionais e linguísticas

3. Princípios que regulam o uso da língua

4. Atos ilocutórios

5. Processos inferenciais

6. Comunicação escrita


Bibliografia

Birner, B. 2012. Introduction to Pragmatics. Oxford: Wiley‐Blackwell.

Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa – Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta, caps. 7 e 8.

Faria, I. H. et al. (orgs.) 1996. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Ed. Caminho, cap. 8.

Lima, J. P. de 2007. Pragmática (Col. O Essencial sobre Língua Portuguesa). Lisboa: Caminho