Os conteúdos selecionados visam dotar os alunos de conhecimentos relevantes para o nível A1 da língua de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em que o aluno consegue compreender e utilizar expressões familiares e usuais e frases muito simples, para satisfazer necessidades simples e concretas. Visa-se também adquirir as competências para conseguir comunicar de forma simples desde que o interlocutor fale lentamente, de modo articulado, e esteja disposto a colaborar.


Temas:

- Bine ați venit! (Bem vindos!);

- Despre noi (Sobre nós);

- Casa (A casa);

- O zi liberă (Um dia livre);

- Poftă bună (Bom apetit).


Gramática:

- os verbos a fi (ser e estar) e a avea (ter);

- os principais advérbios de tempo e de espaço;

- os pronomes interogativos e negativos;

- as principais conjunções e preposições;

- os artigos definidos e indefinidos;

- os numerais cardinais;

- o plural dos substantivos;

- o presente indicativo do verbo (1ª e 4ª conjugações);

- os verbos irregulais;

- o verbo a-i plăcea (gostar);

- o dativo com os nomes próprios;

- as formas acentuadas dos pronomes pessoais em dativo.


Bibliografia

Elena Platon, Ioana Sonea, Dina Vîlcu (2012). Manual de limba română ca limbă straină (RLS). A1-A2. Cluj-Napoca: Editura Casa Cărții de Știință.

Cojocaru, Dana (2003). You Can Speak Romanian. Bucureşti: Editura Compania.

Kohn, Daniela (2009). Manual de limba română pentru străini. Curs. Iaşi: Editura Polirom.

Kohn, Daniela (2009). Manual de limba română pentru străini. Exerciţii. Iaşi: Editura Polirom.

Moldovan, Victoria, Liana Pop, Lucia Uricaru (2002). Nivel Prag. Pentru învăţarea limbii române ca limbă străină.  Strasbourg: Consiliul Europei.

Pop, Liana (1991). Româna cu sau fără profesor. Le roumain avec ou sans professeur. Romanian with or without a teacher. Cluj-Napoca: Editura Echinox.

Suciu, Raluca, Virginia Fazakaş (2006). Romanian at First Sight. A Textbook for Beginners. Bucureşti: Compania.

Portofoliul European al Limbilor, EAQUALS/ALTE version, accredited model no. 06.2000.

Portfolio Europeu de Línguas, Ministério da Educação, modelo acreditado no. 20. 2001.