Sumários

Ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)

8 Abril 2021, 14:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

- Princípios do ELBT.

- Definição de tarefa.

- Estrutura da tarefa.

- Tipos de tarefas.

- Foco na forma.

Bibliografia:

Long, M. (2016). In Defense of Tasks and TBLT: Nonissues and Real Issues. Annual Review of Applied Linguistics, 36, 5-33. 

Nunan. D. (2004). What is task-based language teaching?. In D. Nunan, Task-based language teaching, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 1-18.

Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde.  Linguarum Arena, 2, 27-41. 


Páscoa

1 Abril 2021, 14:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

Interrupção letiva da Páscoa.


Questões-chave no ensino de L2 (cont.)

25 Março 2021, 14:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Algumas diferenças individuais de aprendizagem:

- atitude;

- aptidão linguísitica;

- motivação.


2. L1 na aula de L2.


3. Aprendizagem de línguas fora da sala de aula:
- do conhecimento sociocultural à consciência intercultural;
- aprendizagem fora da sala de aula em contexto de imersão.

Bibliografia:
Cook, V. (2016). Learners as individuals. In V. Cook (ed.),   Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp.114-140
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.),   Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158.


Questões-chave no ensino de L2

18 Março 2021, 14:00 Jorge Alexandre Loureiro Pinto

1. Conceitos-chave:

- ensino de línguas estrangeiras;

- currículo;

- método;

- abordagem;

- planificação;

- materiais didáticos;


2. Competências em língua:

- competências linguísticas;

- competências sociolinguísticas;

- competências pragmáticas.


3. Metodologias de ensino:
- abordagem comunicativa;
- aprendizagem experiencial.


Bibliografia:

- Benati, A. (2013). Key Questions in Second Language Teaching: Implementing Principles of Learning. In A. Benati (ed.), Issues in Second Language Teaching, Sheffield, UK: Equinox Publishing, pp. 113-122.

- Cesteros, S. (2004). Contenidos y destrezas linguísticas para el aprendizaje de segundas lenguas. In S. Cesteros (ed.), Aprendizaje de Segundas Lenguas: Linguistica aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, pp. 189-237.

- Conselho da Europa (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa.
- Singleton, D. (2014). How useful is Second Language Acquisition Research for Language Teaching? In V. Cook & D. Singleton (eds.), Key Topics in Second Language Acquisition, UK: Multilingual Matters, pp.109-124.


Aquisição de L2: apresentação de estudos de caso

11 Março 2021, 14:00 Nélia Alexandre

Aquisição de L2: apresentação de estudos de caso

- questões de investigação
- hipóteses e predições
- metodologia (testes, corpora, grupos-alvo e de controlo)
- conclusões
Ana Espírito Santo, doutoranda da ULisboa, apresentou o seu projeto de doutoramento sobre aquisição de relativas preposicionadas em PLE por falantes de Chinês L1.