Sumários
Ensino de línguas baseado em tarefas (ELBT)
8 Abril 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
- Princípios do ELBT.
- Definição de tarefa.
- Estrutura da tarefa.
- Tipos de tarefas.
- Foco na forma.Bibliografia:
Long, M. (2016). In Defense of Tasks and TBLT: Nonissues and Real Issues. Annual Review of Applied Linguistics, 36, 5-33.
Nunan. D. (2004). What is task-based language teaching?. In D. Nunan, Task-based language teaching, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 1-18.
Pinto, J. (2011). O ensino de línguas baseado em tarefas e o foco na forma: contributos para uma didáctica do PL2 em Cabo Verde. Linguarum Arena, 2, 27-41.
Questões-chave no ensino de L2 (cont.)
25 Março 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Algumas diferenças individuais de aprendizagem:
- atitude;
- aptidão linguísitica;
- motivação.
2. L1 na aula de L2.
Bibliografia:
Cook, V. (2016). Language in the classroom. In V. Cook (ed.), Second Language Learning and Language Teaching. 5ª ed., New York: Routledge, pp. 141-158.
Questões-chave no ensino de L2
18 Março 2021, 14:00 • Jorge Alexandre Loureiro Pinto
1. Conceitos-chave:
- ensino de línguas estrangeiras;
- currículo;
- método;
- abordagem;
- planificação;
- materiais didáticos;
2. Competências em língua:
- competências linguísticas;
- competências sociolinguísticas;
- competências pragmáticas.
Bibliografia:
- Benati, A. (2013). Key Questions in Second Language Teaching: Implementing Principles of Learning. In A. Benati (ed.), Issues in Second Language Teaching, Sheffield, UK: Equinox Publishing, pp. 113-122.
- Cesteros, S. (2004). Contenidos y destrezas linguísticas para el aprendizaje de segundas lenguas. In S. Cesteros (ed.), Aprendizaje de Segundas Lenguas: Linguistica aplicada a la enseñanza de idiomas. Alicante: Publicaciones Universidad de Alicante, pp. 189-237.
- Conselho da Europa (2001). Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa.Aquisição de L2: apresentação de estudos de caso
11 Março 2021, 14:00 • Nélia Alexandre
Aquisição de L2: apresentação de estudos de caso