Sumários

Poemas e poéticas dos séculos XV e XVI

2 Outubro 2023, 15:30 Ângela Fernandes


Breve comentário das reflexões sobre a poesia desenvolvidas ao longo dos séculos XV e XVI: o “Prólogo” ao Cancionero de Baena e a importância da actividade poética na vida do cortesão; a “Arte de Poesia Castellana”, de Juan del  Encina, e a sistematização da composição de poesia em língua castelhana; a “Carta a la Duquesa de Soma”, de Juan Boscán, e a apologia das transformações literárias no início do século XVI, com a introdução da nova poesia “ao modo italiano”.

Audição do villancico “Nuevas de traigo, carillo”, de Juan del Encina: a estreita relação entre poesia, música e drama.

 

--

27 Setembro 2023, 15:30 Ângela Fernandes


A aula não se realizou devido à participação da docente na «Jornada Internacional: Tradução de Poesia na Península Ibérica no Século XX», org. Cátedra de Estudos Ibéricos - CIDEHUS, Universidade de Évora.

Poemas do século XV

25 Setembro 2023, 15:30 Ângela Fernandes


Ainda o elogio da figura feminina na canção “Moça tan fermosa” e no soneto “Non es el rayo del Febo luziente”, do marquês de Santillana:  coexistência da tradição popular e da influência italianizante no lirismo amoroso.

Os ecos da situação socio-política na poesia do século XV: leitura e análise do soneto “¿Hoy qué diré de ti, triste hemisferio”, do marquês de Santillana, e da composição “La inmensa turbación”, de Gómez Manrique.

As tradições do lirismo medieval e a "poesía de cancionero"

20 Setembro 2023, 15:30 Ângela Fernandes


Introdução ao estudo da poesia lírica cancioneiril: a diversidade de tradições que se cruzam na poesia medieval peninsular e o desenvolvimento da lírica em língua castelhana; o lirismo oral e tradicional, e a convenção cortês; o testemunho dos “cancioneros” do século XV.

Leitura e comentário da composição “Más clara que non la luna”, de Juan de Mena: o elogio superlativo da “señora” e a humildade do sujeito poético.

--

18 Setembro 2023, 15:30 Ângela Fernandes


--