Extinção linguística 2
28 Abril 2020, 08:00 • Hugo Canelas Cardoso
NOTA: Aula não presencial, lecionada através da plataforma Colibri/Zoom.
- Respostas à ameaça de extinção linguística:
a) Discussão de uma reportagem acerca das línguas Yaku (Quénia), Romani (Hungria) e Basco (Espanha);
b) A distinção entre documentação e revitalização.
- Revitalização linguística:
a) Áreas de intervenção para uma revitalização linguística bem sucedida;
b) Estudo de caso de línguas "ressuscitadas": o Hebraico e o Córnico.
TPC: Visionamento de um documentário sobre o Mirandês (
https://www.youtube.com/watch?v=u5iDBIVPXpo&list=PLgCYWiNIlWA3wWIgQgCGAEZbMHTHyCNp5&index=19&t=0s) e leitura da "Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias", disponível na página da unidade curricular.