Sumários

Famílias linguísticas na Europa

5 Fevereiro 2019, 16:00 Tjerk Hagemeijer

- Cenários de mudança linguística: genético, contacto, mudança interna
- As filiação genética das línguas faladas na Europa
- A família indo-europeia. Hipóteses sobre a origem e a expansão das subfamílias (europeias e asiáticas) e a importância das abordagens interdiscipinares
- A descoberta do indo-europeu e os método comparativo 

Leituras: Harrmann 2011, Ruhlen 1987
TPC: exercício 1


Diversidade linguística na Europa

1 Fevereiro 2019, 16:00 Tjerk Hagemeijer

- As fronteiras geográficas e linguísticas da Europa.

- Dados estatísticos relativamente à diversidade linguística na Europa vs. diversidade linguística no mundo

- Línguas maioritárias e minoritárias e vitalidade linguística, na Europa e no mundo


Leituras: Haarmann (2011), Ruhlen (1987)

Trabalho: Exercício 1

(Os materiais estão disponíveis na página de apoio)



Apresentação do programa

29 Janeiro 2019, 16:00 Tjerk Hagemeijer

 Apresentação do programa e do funcionamento da disciplina.

Objetivos de aprendizagem 

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com as dimensões histórica, geográfica, (socio)linguística, económica e política da paisagem linguística da Europa, dotando-os de conceitos e recursos que lhes permita refletir sobre a relação dinâmica entre as línguas, os seus falantes e as instituições. No fim da unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido capacidade crítica e autonomia para compreender como a inter-relação entre as diferentes dimensões deu origem à diversidade e distribuição das línguas europeias e quais são as estratégias nacionais e europeias para as manter e promover num mundo globalizado.


Conteúdos programáticos

  1. As línguas da Europa: origem, distribuição geográfica, classificação genética e número de falantes;

  2. As dimensões linguísticas e extralinguísticas na definição do conceito ‘língua’, aplicadas ao contexto europeu;

  3. Língua e Estado(-nação) na história da Europa – poder, prestígio e preconceito;

  4. Políticas linguísticas nacionais e supranacionais e cidadania no contexto europeu:

    1. O funcionamento de Estados monolingues e multilingues;

    2. O papel do Conselho da Europa, da União Europeia e da OCDE na promoção de políticas linguísticas;

    3. A manutenção e revitalização de línguas minoritárias europeias;

    4. Línguas de herança e sua integração no espaço europeu;

  5. A internacionalização e as potencialidades económicas das línguas europeias – fatores de expansão e contração das línguas europeias pluricêntricas;

  6. Contacto de línguas no contexto europeu;

  7. Casos práticos que ilustram os pontos anteriores.


Bibliografia de referência

Barbour, S. & C. Carmichael (eds.). 2002. Language and nationalism in Europe. Oxford: OUP.

Counsil of Europe. 1992. European Charter for Regional or Minority Languages.

Edwards, J. 2009. Language and identity. Cambridge: CUP.

Gordon, R.G., (ed.), 2005. Ethnologue: languages of the world (15ª ed.). Dallas, Texas: SIL International.

Kortmann, B. & J. van der Auwera (eds.). 2011. The languages and linguistics of Europe: A comprehensive guide. Berlin, Boston: Mouton de Gruyter.

Maurais, J. & M.A. Morris. 2003. Languages in a globalising world. Cambridge: CUP.

Reto, L. (coord.). 2012. Potencial económico da lingual portuguesa. Alfragide: Texto Editores.

Reto, L., Machado FL, Esperança JP. 2016. Novo atlas da língua portuguesa. Lisboa: INCM.  

Wardhaugh, R. 1986. An Introduction to sociolinguistics. New York: Blackwell.

Wright, S. 2004. Language policy and language planning: From nationalism to globalisation. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan.


Atendimento: - Quarta 18h (ou horário a combinar), sujeito a marcação prévia

Avaliação: 
- Teste escrito presencial 1 (50%): 15 de março, Anf. II
- Teste escrito presencial 2 (50%): 7 de maio, Anf. II
- Serão também consideradas a assiduidade e a participação nas atividades propostas ao longo do semestre.

Contacto: tjerk@campus.ul.pt