Docente: Tjerk Hagemeijer
E-mail: tjerk@campus.ul.pt
Objetivos
1. Familiarizar os estudantes com as dimensões histórica, geográfica,
(socio)linguística, económica e política da paisagem linguística da Europa.
2. Sensibilizar para a diversidade linguística que caracteriza o continente.
3. Apresentar conceitos e recursos necessários para compreender a relação entre as línguas, os seus falantes e as instituições.
4. Promover a reflexão crítica sobre o impacto de políticas linguísticas no comportamento linguístico dos habitantes da Europa.
Conteúdos
1. A origem, distribuição geográfica, classificação genética e dimensão das línguas europeias.
2. Os fatores envolvidos na definição do conceito de ‘língua’.
3. A relação entre Língua e Estado(-nação) ao longo da história europeia.
4. A difusão global de línguas europeias.
5. Políticas linguísticas nacionais/supranacionais e cidadania no contexto europeu.
6. Políticas de promoção externa das línguas numa perspetiva económica e diplomática.
7. Respostas europeias às
questões da valorização e preservação de língua minoritárias autóctones e da
integração de línguas não-autóctones.
Critérios de avaliação previstos:
- Dois testes teórico-práticos presenciais.
- Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre.
Referências selecionadas:
Conselho da Europa. 1992. Carta europeia das línguas regionais ou minoritárias.
Kortmann, B. & J. van der Auwera (eds.). 2011. The languages and linguistics of Europe: A comprehensive guide. Berlin/Boston: Mouton de Gruyter.
Reto, Luís, F.L. Machado, J.P. Esperança. 2016. Novo atlas da língua portuguesa/New atlas of the Portuguese language. Lisboa: INCM.
Wardhaugh, R. 1986. An Introduction to sociolinguistics. New York: Blackwell.
Wright, Sue. 2004. Language policy and language planning: From nationalism to globalisation. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan.