Docente: Tjerk Hagemeijer

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Objetivos
1. Familiarizar os estudantes com as dimensões histórica, geográfica, (socio)linguística, económica e política da paisagem linguística da Europa. 

2. Sensibilizar para a diversidade linguística que caracteriza o continente. 

3. Apresentar conceitos e recursos necessários para compreender a relação entre as línguas, os seus falantes e as instituições. 

4. Promover a reflexão crítica sobre o impacto de políticas linguísticas no comportamento linguístico dos habitantes da Europa.

 

Conteúdos

1. A origem, distribuição geográfica, classificação genética e dimensão das línguas europeias.

2. Os fatores envolvidos na definição do conceito de ‘língua’.

3. A relação entre Língua e Estado(-nação) ao longo da história europeia.

4. A difusão global de línguas europeias.

5. Políticas linguísticas nacionais/supranacionais e cidadania no contexto europeu.

6. Políticas de promoção externa das línguas numa perspetiva económica e diplomática.

7. Respostas europeias às questões da valorização e preservação de língua minoritárias autóctones e da integração de línguas não-autóctones.

 

Critérios de avaliação previstos:

- Dois testes teórico-práticos presenciais.

- Participação relevante nas aulas e realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre.

 

Referências selecionadas:

Conselho da Europa. 1992. Carta europeia das línguas regionais ou minoritárias.

Kortmann, B. & J. van der Auwera (eds.). 2011. The languages and linguistics of Europe: A comprehensive guide. Berlin/Boston: Mouton de Gruyter.

Reto, Luís, F.L. Machado, J.P. Esperança. 2016. Novo atlas da língua portuguesa/New atlas of the Portuguese language. Lisboa: INCM.

Wardhaugh, R. 1986. An Introduction to sociolinguistics. New York: Blackwell.

Wright, Sue. 2004. Language policy and language planning: From nationalism to globalisation. Hampshire/New York: Palgrave Macmillan.