Sumários

Línguas de Herança

28 Abril 2023, 09:30 Tjerk Hagemeijer

- Caracterização  do conceito de Língua de Herança (LH) com exemplos práticos no contexto da Europa (LH por migração e LH minoritárias regionais ou sem território).

- Erosão linguística em falantes de LH (léxico e gramática).
- Situações de erosão/perda linguística individual e coletiva.
- Análise de alguns fragmentos de falantes de LH.


Carta Europeia das Línguas Regionais ou Minoritárias - CELRM

26 Abril 2023, 15:30 Chiara Truppi

- CELRM: o que ê, os estados que aderiram e/ou ratificaram

- Parte I da CELRM: as línguas elegíveis; o caso da Suécia
- Parte II da CELRM: objetivos e príncipios gerais
- Parte III da CELRM: adoção de medidas específicas e concretas 


Línguas minoritárias

26 Abril 2023, 09:30 Tjerk Hagemeijer

- Línguas elegíveis e não elegíveis ao abrigo da CELRM.

- A indicação e aplicação da CELRM por parte dos Estados europeus, com especial atenção para a distinção entre a aplicação da Parte II e da Parte III, com exemplificação de medidas de proteção.
- Exemplos da aplicação da CELRM por Estados europeus e em relação a LRM específicas.

Leituras: cf. aula anterior


Línguas ameaçadas e possíveis respostas

21 Abril 2023, 15:30 Chiara Truppi

- Aprofundamento da discussão sobre línguas ameaçadas e extinção linguística

- Possíveis respostas e discussão de exemplos: documentação ("Documentation of Sri Lanka Portuguese"; "Endangered Languages Project"); revitalização (hebraico, irlandês, maori); o caso do córnico
- Discussão sobre a leitura "What is an endangered language?", por Anthony Woodbury


Línguas minoritárias

21 Abril 2023, 09:30 Tjerk Hagemeijer

- A escala de disrupção geracional de Fishman (1990, 1991) na perspetiva da revitalização e documentação linguística.

- Os fatores para a avaliação da vitalidade de línguas minoritárias propostos pela UNESCO.
- As áreas de intervenção com vista à revitalização propostas por Crystal (2000).
- O caso excecional do córnico como língua recuperada.
- A CELRM: objetivos, os Estados aderentes (e motivos de não adesão), as línguas elegíveis.

Leituras: Cf. aula anterior.