Sumários

Línguas minoritárias

30 Maio 2018, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Discussão das razões pelas quais devemos zelar pela diversidade linguística (as 6 razões de David Crystal)
- Esclarecimento de dúvidas para o teste

 


Línguas regionais e minoritárias

28 Maio 2018, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Âmbito e objetivos da CELRM

- Casos práticos: línguas minoritárias em Portugal, línguas gestuais, línguas desprovidas de território


Leituras: CELRM (1992); Darquennes (2011)


Línguas regionais e minoritárias

23 Maio 2018, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- O ensino de línguas estrangeiras na Europa: a primeira e a segunda língua estrangeira

- O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas

- Línguas ameaçadas: fatores de ameaça e estigmatização;  níveis de risco de extinção

- Línguas ressuscitadas: o caso do hebreu e do córnico

- A Carta Europeia para as Línguas Regionais e Minoritárias: âmbito e aceitação


Leituras:  CELRM, Darquennes (2011)


Política linguística na Europa

21 Maio 2018, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Discussão do modelo linguístico da Europa a nível institucional (interno) e da UE (externo): modelo hegemónico, com uma línguas ou várias línguas grandes, ou um modelo mais "ecológico", com uma língua de fora e um papel mais ativo para as línguas minoritárias.

- Discussão de resultados do Eurobarómetro 386 (2012) em relação ao uso e à visão dos europeus em relação às línguas.



Leituras: Christiansen (2006) e Wodak & Krzyzanowski (2011), Eurobarómetro 386 (2012)


Línguas francas / Política linguística na UE

16 Maio 2018, 10:00 Tjerk Hagemeijer

- Língua materna e língua de herança: competência linguística

- Línguas francas artificiais: o caso do Esperanto

- Tipos de línguas na Europa: nacionais, estrangeiras, regionais ou minoritárias e de imigração, com exemplificação

- Política linguística: definição e âmbito, com exemplificação

- Línguas oficiais e línguas de trabalho, com exemplificação


Questão para debate na aula de 21/5:

• Qual é o melhor modelo linguístico para o funcionamento institucional da UE?

– Uma língua, várias, todas (as oficiais) à quais são as vantagens e desvantagens

– O que pensam os europeus sobre esta questão?

• Leituras para refletir sobre a questão-aula :

– Christiansen (2006)

– Eurobarómetro 386 (2012)