O conceito de léxico
24 Setembro 2015, 10:00 • Margarita Maria Correia Ferreira
Distribuição e leitura do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, bibliografia e avaliação - v. abaixo.
Marcação das datas dos testes:
1º teste (40%) - 5 de novembro;
Docente:
Prof.ª Doutora Margarita Correia
Objetivos:
Adquirir conhecimentos básicos sobre o léxico e as unidades lexicais (UL); adquirir conhecimentos sobre a Lexicologia e disciplinas relacionadas; identificar UL e descrevê-las; reconhecer mecanismos estruturantes do léxico; apreender aspectos linguísticos, cognitivos e sociais que caracterizam o léxico; perceber as especificidades da mudança lexical; apreender os tipos e características de significados das UL; identificar modos de descrição das UL em dicionários de língua; tomar contacto com os dicionários de língua portuguesa; adquirir sentido crítico relativamente às obras lexicográficas disponíveis.
Programa resumido:
1. Léxico e vocabulário
1.1. Diferentes conceções de léxico: sociolinguística, psicolinguística, gramatical
1.2. A construção de vocabulários – fontes, critérios e métodos
1.3. Relações entre o léxico e as demais componentes da gramática
1.4. A competência lexical
2. Unidades lexicais
2.1. Unidade lexical e palavra
2.2. Tipos de saber associados às unidades lexicais
2.3. Tipos de unidades lexicais
2.4. Inovação lexical
2.5. Relações paradigmáticas e sintagmáticas entre unidades lexicais
2.6. A noção de campo lexical
3. O significado das unidades lexicais
3.1. Aspetos linguísticos, cognitivos e sociais do significado
3.2. Significado e referência
3.3. Significado enunciativo – a conotação
3.4. Significado construído
3.5. Significado de base e significado derivado
4. Os dicionários de língua
4.1. Funções linguísticas e sociais dos dicionários
4.2. Tipologias de dicionários
4.3. Estrutura interna dos dicionários
Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos:
AITCHINSON, Jean. 1987. Words in the Mind. Cambridge, Mass. e Oxford, U.K.: Blackwell Publishers.
CORREIA, Margarita. 1999. A denominação das qualidades – contributos para a compreensão da estrutura do léxico do português. Tese de doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa (capítulos 1 e 5).
CORREIA, Margarita. 2009. Os Dicionários Portugueses. Colecção “O Essencial sobre a Língua Portuguesa”. Lisboa: Caminho.
CORREIA, Margarita & Lúcia San Payo LEMOS. 2004. Inovação lexical em português. Lisboa: Colibri.
CRUSE, D. Alan; Hundsnurscer, Franz; JOB, Michael; LUTZEIER, Peter Rolf. 2002/2005. Lexicology – An international handbook on the nature and structure of words and vocabularies. Vols. 1/2. Berlin, New York: de Gruyter.
JACKSON, Howard; AMVELA, Etienne Zé. 2000. Words, Meaning and Vocabulary – An Introduction to Modern English Lexicology. 2.ª ed. London/New York: Continuum, 2007.
HANDKE, Jürgen 1999. The Structure of the Lexicon – Human versus Machine. Coll. Natural Language Processing, nr. 5. Berlin / New York: Mouton de Gruyter.
LAKOFF, George & Mark JOHNSON 1980. Metaphors we Live By. Chicago e Londres : The University of Chicago Press.
LIPKA, Leonhard 2002. English Lexicology: lexical structure, word semantics and word formation. Tübingen: Narr.
LYONS, John 1995. Linguistic Semantics – An Introduction. Cambridge: CUP.
LOPES, Ana Cristina M.; RIO-TORTO, Graça M. 2007. Semântica. Colecção “O Essencial sobre a Língua Portuguesa”. Lisboa: Caminho.
MATEUS, M. Helena Mira; CARDEIRA, Esperança. 2008. Norma e Variação. Col. “O Essencial sobre a Língua Portuguesa”. Lisboa: Caminho.
RIO-TORTO, Graça M. 1998. Morfologia Derivacional – Teoria e Aplicação ao Português. Colecção “Linguística”. Porto: Porto Editora.
TAYLOR, John R. 1989. Linguistic Categorization – Prototypes in Linguistic Theory. Oxford: Clarendon Press.
VILLALVA, Alina 2008. Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.
WELKER, Andreas Welker 2004. Dicionários – Uma pequena introdução à Lexicografia. Brasília: Thesaurus.
Avaliação:
Dois testes presenciais – 40% cada; um pequeno trabalho monográfico – 10%. Assiduidade e participação (10%)