O conceito de léxico

24 Setembro 2015, 10:00 Margarita Maria Correia Ferreira

Distribuição e leitura do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, bibliografia e avaliação - v. abaixo.
Marcação das datas dos testes:
1º teste (40%) - 5 de novembro;

2º teste (40%) - 

Tópicos iniciais do programa.
O que é o léxico de uma língua e como o coligir? - discussão.
A questão das escolhas a fazer; a questão das fontes a usar.


Léxico - Programa

Docente:

Prof.ª Doutora Margarita Correia

 

Objetivos:          

Adquirir conhecimentos básicos sobre o léxico e as unidades lexicais (UL); adquirir conhecimentos sobre a Lexicologia e disciplinas relacionadas; identificar UL e descrevê-las; reconhecer mecanismos estruturantes do léxico; apreender aspectos linguísticos, cognitivos e sociais que caracterizam o léxico; perceber as especificidades da mudança lexical; apreender os tipos e características de significados das UL; identificar modos de descrição das UL em dicionários de língua; tomar contacto com os dicionários de língua portuguesa; adquirir sentido crítico relativamente às obras lexicográficas disponíveis.

 

Programa resumido:

1. Léxico e vocabulário

1.1. Diferentes conceções de léxico: sociolinguística, psicolinguística, gramatical

1.2. A construção de vocabulários – fontes, critérios e métodos

1.3. Relações entre o léxico e as demais componentes da gramática

1.4. A competência lexical

2. Unidades lexicais

2.1. Unidade lexical e palavra

2.2. Tipos de saber associados às unidades lexicais

2.3. Tipos de unidades lexicais

2.4. Inovação lexical

2.5. Relações paradigmáticas e sintagmáticas entre unidades lexicais

2.6. A noção de campo lexical

3. O significado das unidades lexicais

3.1. Aspetos linguísticos, cognitivos e sociais do significado

3.2. Significado e referência

3.3. Significado enunciativo – a conotação

3.4. Significado construído

3.5. Significado de base e significado derivado

4. Os dicionários de língua

4.1. Funções linguísticas e sociais dos dicionários

4.2. Tipologias de dicionários

4.3. Estrutura interna dos dicionários

 

Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos:

AITCHINSON, Jean. 1987. Words in the Mind. Cambridge, Mass. e Oxford, U.K.: Blackwell Publishers.

CORREIA, Margarita. 1999. A denominação das qualidades – contributos para a compreensão da estrutura do léxico do português. Tese de doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa (capítulos 1 e 5).

CORREIA, Margarita. 2009. Os Dicionários Portugueses. Colecção “O Essencial sobre a Língua Portuguesa”. Lisboa: Caminho.

CORREIA, Margarita & Lúcia San Payo LEMOS. 2004. Inovação lexical em português. Lisboa: Colibri.

CRUSE, D. Alan; Hundsnurscer, Franz; JOB, Michael; LUTZEIER, Peter Rolf. 2002/2005. Lexicology – An international handbook on the nature and structure of words and vocabularies. Vols. 1/2. Berlin, New York: de Gruyter.

JACKSON, Howard; AMVELA, Etienne Zé. 2000. Words, Meaning and Vocabulary – An Introduction to Modern English Lexicology. 2.ª ed. London/New York: Continuum, 2007.

HANDKE, Jürgen 1999. The Structure of the Lexicon – Human versus Machine. Coll. Natural Language Processing, nr. 5. Berlin / New York: Mouton de Gruyter.

LAKOFF, George & Mark JOHNSON 1980. Metaphors we Live By. Chicago e Londres : The University of Chicago Press.

LIPKA, Leonhard 2002. English Lexicology: lexical structure, word semantics and word formation. Tübingen: Narr.

LYONS, John 1995. Linguistic Semantics – An Introduction. Cambridge: CUP.

LOPES, Ana Cristina M.;  RIO-TORTO, Graça M. 2007. Semântica. Colecção “O Essencial sobre a Língua Portuguesa”. Lisboa: Caminho.

MATEUS, M. Helena Mira; CARDEIRA, Esperança. 2008. Norma e Variação. Col. “O Essencial sobre a Língua Portuguesa”. Lisboa: Caminho.

RIO-TORTO, Graça M. 1998. Morfologia Derivacional – Teoria e Aplicação ao Português. Colecção “Linguística”. Porto: Porto Editora.

TAYLOR, John R. 1989. Linguistic Categorization – Prototypes in Linguistic Theory. Oxford: Clarendon Press.

VILLALVA, Alina 2008. Morfologia do Português. Lisboa: Universidade Aberta.

WELKER, Andreas Welker 2004. Dicionários – Uma pequena introdução à Lexicografia. Brasília: Thesaurus.

 

Avaliação:

Dois testes presenciais – 40% cada; um pequeno trabalho monográfico – 10%. Assiduidade e participação (10%)